XIII Seminário notícias

Cuiabá recebe XIII Seminário Nacional da Integralidade

alt

Já começou o XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade, realizado em Cuiabá (MT), com o tema Construção Social da Demanda por Cuidado – revistando o direito à saúde, o trabalho em equipe e os espaços públicos e participação. 
Esta edição acontece entre 13 e 16 de agosto, graças a uma parceria entre o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Lappis/IMS/Uerj), idealizador do Projeto Integralidade, e o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (NDS/ISC/UFMT).
 
Neste momento, as equipes do Lappis/IMS/Uerj e do NDS/ISC/UFMT estão nos últimos ajustes da organização do seminário, que terá atividades distribuídas entre três locais diferentes da capital mato-grossense: UFMT, Escola de Saúde Pública e Hotel Fazenda Mato Grosso.
 
Integração da Integralidade – Julio Müller, pesquisador do NDS/ISC/UFMT, avalia que “este será o maior e mais importante evento da saúde pública no Mato Grosso, tanto pela qualidade da programação, dos palestrantes, dos convidados, como pela receptividade ao evento, que teve uma grande quantidade de inscrições”. Para o pesquisador, a pluralidade da equipe de organização fez da construção do seminário “um verdadeiro exercício de integração da integralidade, através de um conjunto de entidades que se somaram para contribuir na realização deste seminário”.
 
Já Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis, afirma que visibilidade seria o termo que resume bem a expectativa para o evento. “Estamos falando de tornar visíveis atores, debates e espaços em um contexto e um momento não tão amistoso para as políticas públicas, sobretudo a política de saúde, na medida em que a gente está lutando para aumentar o financiamento ao sistema, garantir efetivamente o direito à saúde como um direito humano e obter o reconhecimento de gestores e governantes”, analisa Roseni.
 
XIII Seminário da Integralidade – O Seminário deve reunir mais de 500 participantes, entre profissionais e gestores/as de saúde, organizações sociais representantes dos/as usuários/as, estudantes, entre outros/as públicos, de todo o país, com mesas-redondas que contarão com palestrantes de renome da Saúde Coletiva e das Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Também está prevista a oferta de minicursos, além de atividades na Tenda Paulo Freire, organizadas por diferentes entidades e que vão abordar aspectos das práticas populares do cuidado à saúde.
 
O evento busca promover um intercâmbio de experiências e análises acerca de questões como humanização no atendimento em saúde; integração entre ensino, pesquisa e extensão; divulgação; gestão democrática; comunicação, informação e saúde; trabalho em equipe; educação permanente para o Sistema Único de Saúde; entre outros.
 
Na avaliação de Julio Müller, o XIII Seminário da Integralidade irá “proporcionar um momento de compartilhamento de informações, experiências e reflexões de atores da esfera pública sanitária”. Complementando esta expectativa, Roseni Pinheiro reforça o convite para o evento: “Traga a sua disposição e o otimismo característico da discussão de integralidade nesses 13 anos de seminário para juntos termos o exercício concreto da troca solidária de conhecimento”, convida.
 
Cobertura e transmissão em tempo real – Confira a programação completa do Seminário, a cobertura e a transmissão em tempo real das mesas-redondas pelo portal Lappis: www.lappis.org.br.
 
Informe – Durante os dias do XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade, parte da equipe do Lappis estará fora da estação de trabalho e, em caso de urgência, entre em contato pelo e-mail lappis@lappis.org.br.
 
Aguardamos todos/as!    

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*