Notícia

Conheça o primeiro número da revista do NEPETS (UFF)

revista_NEPETS.jpgNovidade editorial. Acaba de ser lançada a revista “Convergência Crítica”, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teoria Social (NEPETS), da Universidade Federal Fluminense (UFF). O primeiro número chega com o desafio de unir a dimensão teórica e o caráter empírico dos estudos sobre os fenômenos e processos sociais. Neste volume, o dossiê tem como tema a relação entre “Direitos, Sociedade e Movimentos Sociais” e traz seis textos que envolvem o assunto nas mais diversas abordagens.  

O pesquisador português Bruno Monteiro toma o cotidiano de uma fábrica de mobiliário na cidade do Porto para traçar uma análise etnográfica das relações de poder que se inscrevem a partir daí. Os Conselhos Comunais da Venezuela e o Instituto de Seguridade Social e Previdência Social de Portugal também merecem uma leitura crítica sobre as representações sociais e o movimento operário, respectivamente, em artigos de David Oliveira Ricardo Pereira e Inês Zuber.
 
No Brasil, a formação profissional em saúde é analisada pela ótica da pesquisadora Flávia Marinho Duarte, mestranda da EPSJV/Fiocruz, que apresenta um estudo sobre as tensões, contradições e reflexões que permeiam esse processo a partir das políticas implementadas pelo Ministério da Saúde. Completa o dossiê o artigo “Das folhas de jornal para a realidade: lutas pela terra no sertão carioca, pequenos lavradores e imprensa comunista” (1945-1964), do professor Leonardo Soares dos Santos (ESR/UFF).
 
A revista “Convergência Crítica” traz ainda outros três artigos de temas livres e a resenha assinada pela pesquisadora Rita Ávila Cachado (CIES-IUL), sobre o livro “Antropologia da cidade”, de Michel Agier. Para conferir esta edição da revista, clique aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*