O Professor Paulo Henrique Martins (Núcleo de Cidadania/UFPE) gravou uma aula sobre o Dom, ou Dádiva, e disponibilizou no site Dailymotion, com acesso aberto. O vídeo, que foi produzido pela Peixe Boi Filmes, divide o tema em três partes: o Dom como percepção, imaginário e cultura, sociedade e política. Pesquisador do Lappis desde 2007, Paulo Henrique Martins é professor titular de sociologia na Universidade Federal de Pernambuco. Vice-presidente do Mouvement Anti Utilitariste dans les Sciences Sociales (MAUSS) e atual vice-presidente da Associacão Latino Americana de Sociologia (ALAS).
“Por que discutir a questão da Dádiva na atualidade? Porque pensamos que a Dádiva pode ser uma figura metafórica, sociológica e antropológica muito importante para repensarmos os fundamentos da vida social e da constituição da democracia na contemporaneidade, no momento em que estamos atravessando um momento de grande crise civilizacional. Temos que repensar os fundamentos da organização da vida humana e social”, informa o professor, sobre os vídeos. “A discussão sobre a dádiva é uma busca de resgatar os valores fundamentais do ser humano, em termos da solidariedade, da amizade, da amorosidade; é uma bandeira de reflexão muito importante para o momento que estamos atravessando”.
Confira as três partes do vídeo aqui.
Na primeira parte da aula sobre o Dom, ou Dádiva, o professor Paulo Henrique Martins apresenta a teoria da dádiva (ou teoria do dom), através dos trabalhos de Marcel Mauss e, mais recentemente, de Alain Caillé e do Movimento Anti Utilitarista nas Ciências Sociais (MAUSS).
A segunda parte da aula aborda o dom como imaginário, traçando um paralelo entre o trabalho do filósofo Gaston Bachelard e os quatro elementos: dom da água, dom da terra, dom do ar e dom do fogo, que os define como “hormônios da natureza psíquica do ser humano”. “O imaginário de Bachelar é importante para entender o fato social total, no sentido de trazer esse conceito para a discussão nas ciências sociais. Não é apenas uma dimensão poética, é um exercício de filosofia”.
Última parte do vídeo, “O Dom como cultura, sociedade e política”, aborda o dom nessas três dimensões, aprofundando-se em seis diferentes dons relacionados à cultura humana: o dom da comunidade arcaica (“a sociedade como forma de sobrevivência nos ensina e estimula que temos que viver em solidariedade”), o dom da sociedade contemporânea (“a solidariedade como elemento fundamental da vida”), o dom da utopia (“é a capacidade humana de sonhar. O dom da utopia é fundamental, pois permite entender e confirmar que as lutas coletivas, os sonhos justos e igualitários são os fundamentos da vida democrática”), o dom da solidariedade, o dom do futuro e o dom do agradecimento.
Pesquisador do Lappis desde 2007, Paulo Henrique Martins é professor titular de sociologia na Universidade Federal de Pernambuco. Vice-presidente do Mouvement Anti Utilitariste dans les Sciences Sociales (MAUSS) e atual vice-presidente da Associacão Latino Americana de Sociologia (ALAS). Ele estará no XI Seminário do Projeto Integralidade, em setembro.
Seja o primeiro a comentar