Notícia

Conferência de Abertura: Professora Madel Luz

altProfessora do Instituto de Medicina Social e pesquisadora do LAPPIS Madel T. Luz apresentou a conferência de abertura do VII Seminário.

Professora do Instituto de Medicina Social e pesquisadora do LAPPIS  Madel Luz proferiu a conferência de Abertura do VIII Seminário do Projeto Integralidade e destacou a importância das reflexões para se desenvolver a idéia do cuidado. Ela  relacionou temas como educação e ética no tratamento do usuário da saúde pública e questionou ainda, o conceito de coletividade: “O individualismo assinala a não inserção do outro. A ideologia neoliberal contribuiu para o esgarçamento do tecido social. As relações de trabalho criaram um ambiente difusor contrário a uma sociabilidade solidária”salientou a conferencista.

Tendo em vista a questão dos valores na sociedade contemporânea, Madel reforçou o conceito da importância do “nós” em detrimento da idéia individualista pregada pela sociedade: “É preciso peitar o sistema, não no sentido coloquial da palavra, mas sim no sentido de chamar a atenção para a existência de valores que de fato representam a dimensão ética, social e humana da sociedade.”

A pesquisadora acredita que a busca do cuidado como estratégia é fundamental para conter a disseminação da perda de sentidos e valores. “A generalização do cuidado deve ser vista como forma de ‘tratamento da vida’. O cuidado é olhar para o outro como olhamos para nós mesmos”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*