Notícia

Clínica ampliada. Integralidade na ótica do atendimento.

preview001O conceito de Clínica Ampliada pressupõe valorizar a escuta qualificada, tentar compreender os diversos saberes/competências que o paciente (usuário) desenvolve acerca da sua doença, discutindo junto com ele as possibilidades do diagnóstico e de seu próprio tratamento. Isso traz autonomia e protagonismo aos usuários, fortalecendo sua participação efetiva no processo. Contrariando o que muitos pensavam há um tempo atrás, quanto mais forte a relação de afeto entre o profissional e o usuário, maior a corresponsabilidade assumida, por ambas as partes, no tratamento, o que aumenta as chances de sucesso.

Nesse modelo de Clínica Ampliada está expressa a valorização dos diversos saberes profissionais e do trabalho em equipe, como forma de possibilitar a complementaridade do tratamento, atendendo todas as necessidades de saúde do sujeito, ou seja, não só as que foram o motivo da visita do usuário ao serviço.

A Cartilha Clinica Ampliada e Compartilhada, feita pela Ministério da Sáude em parceria com a Rede HumanizaSUS (2009), propõe esse novo modelo de atendimento e gestão, onde se busca a percepção do profissional para além do diagnóstico presente, incorporando as singularidades dos seres humanos.  Estamos falando aqui de inclusão de pessoas, que naturalmente possuem os mais variados problemas. Essa amplitude sugere que exista diálogo com o usuário.

Quando a equipe de referência para o problema que está “gritando” no momento do atendimento, faz as pontes necessárias com outros profissionais para ampliar o olhar sobre aquele paciente, cria-se imediatamente um vínculo integrado. Clínica ampliada e ampliação do trabalho em equipe, nesse caso, são a mesma coisa. Os dois serviços devem ser ofertados de igual maneira, respeitando os cinco eixos estabelecidos, que são: Compreensão ampliada do processo saúde-doença; Construção compartilhada dos diagnósticos; Ampliação do objeto de trabalho; A transformação dos “meios” ou dos instrumentos de trabalho e Suporte para os profissionais de saúde.

 

Leia gratuitamente o excelente artigo de Gastão Wagner e Maria Aparecida do Amaral, relacionado à clínica ampliada!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*