Notícia

Chega às bancas nova edição de revista da EPSJV/Fiocruz

REVISTA_FIOCRUZ_vol_10.jpgO segundo número da revista científica Trabalho, Educação e Saúde (vol.10, nº 2, 2012) acaba de sair do prelo em suas versões impressa e eletrônica. Editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, a revista pode ser acessada nos sites www.revista.epsjv.fiocruz.br e www.scielo.br/tes.

Eduardo Luis Menéndez Spina, antropólogo argentino, desde 1976 radicado no México, é o entrevistado deste número. A entrevista destaca principais contribuições de Menéndez para o campo da antropologia médica e ainda os modelos de atenção, autoatenção e enfoque relacional.

Entre os artigos, dois discutem questões relacionadas ao trabalho em odontologia: o ensaio “Divisão do trabalho odontológico em perspectiva:   desafio de interpretar as competências dos técnicos”, de Carlo Zanetti, José Oliveira e Maria Helena Mendonça, e “Saúde Coletiva e novas diretrizes curriculares em odontologia: uma proposta para a graduação”, deSérgio Freitas, Maria Cristina  Calvo e  Josimari  Lacerda.
 
Carol Rodrigues e Kátia Ribeiro escrevem sobre “Promoção da saúde: a concepção dos profissionais de uma unidade de Saúde da Família” em que investigam como a promoção à saúde é entendida em termos conceituais e, também, na formulação da política a partir do diálogo com trabalhadores de nível médio.

No artigo “A institucionalização do trabalho do agente comunitário de saúde”, de Agleildes Queirós e Luci Lima, as autoras buscaram reconhecer as contradições que permeiam a institucionalização do trabalho do agente comunitário de saúde, em perspectiva histórica, adensada pelos resultados de uma pesquisa qualitativa. Entre outras reflexões, abordam a repercussão das apostas na formação e regulação profissional do ACS, ressaltando os saberes populares como componente fundamental do trabalho educativo.
 
A revista traz ainda ensaios sobre “O ensino de biossegurança em cursos técnicos em análises clínicas”, de Andrezza Picolli, Mônica Wermelinger e Antenor Amâncio; “O ensino da Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina: da análise documental à percepção dos estudantes”, de Flávia Gonçalves, Brígida Carvalho e Celita; e “Repercussões do processo de ensinar-aprender em serviços de saúde na qualidade de vida dos usuários”, de Maria Regina Delfino et al.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*