Notícia

Seminário marca os 25 anos do CEPESC

DSC00534.jpgPromover e difundir a produção de conhecimento científico na área de Saúde Coletiva. Este é o principal objetivo do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC), uma entidade civil sem fins lucrativos, que desde 9 de maio de 1986 tem trabalhado na captação de recursos  e gestão de projetos em áreas de pesquisa, ensino e desenvolvimento científico e tecnológico. 

Vinculado ao Instituto de Medicina Social da UERJ (IMS), o CEPESC recebeu os títulos de Utilidade Pública Municipal, em 1998, e Estadual, em 2000, por sua reconhecida especialização na área de Saúde Coletiva. E foi para comemorar 25 anos incentivando e facilitando a cooperação entre pesquisadores que realizou, terça-feira (13/12), o Seminário Sobre Ciência e Tecnologia em Saúde, na Capela Ecumênica da Uerj, com a presença de professores do IMS, coordenadores e colaboradores. A mesa de abertura foi composta pelos presidentes que atuaram na entidade ao longo dos anos.

No evento, a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro, homenageou os membros do CEPESC enfatizando o profissionalismo da equipe na lisura do processo científico, liderando projetos importantes do IMS. "Sinto um carinho muito grande, porque são pessoas que eu conheço há mais de 18 anos, praticamente começamos juntos dentro da Universidade. Este é um momento de confraternização e congratulação a todos que fazem deste Centro de Estudos uma referência".DSC00531

O atual presidente, professor Cid Vianna, explica que o CEPESC é uma instituição que veio para viabilizar financeiramente os projetos do IMS e tem feito, nesses 25 anos, com que o Instituto "navegue tranquilamente nas águas turbulentas do financiamento em pesquisa e saúde". O apoio no processo de prestação de contas permite aos professores e pesquisadores o desenvolvimento de seus trabalhos com mais liberdade. "O CEPESC é a espinha dorsal do processo. Faríamos muito menos pesquisa se a parte financeira ficasse a cargo de cada professor", afirma Vianna.

Trabalhando no CEPESC há 18 anos, a coordenadora executiva Cláudia Trotte comenta o aumento na demanda ao longo desse tempo. "É muito gratificante trabalhar na entidade pelo volume de informações e projetos que trazem muitas coisas boas para a sociedade e para nós enquanto funcionários".

Os recursos utilizados pelo CEPESC são provenientes de acordos, contratos ou convênios realizados com organizações públicas e privadas, além de doações de pessoas físicas e jurídicas, nacionais e internacionais. Seu trabalho permite que o IMS se mantenha como um dos pólos fundamentais na área de pesquisa em saúde.

 

Fonte: IMS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*