Notícia

CBCSHS 2013: Comissões reunidas no Rio

CBCSHS_dezembro_1.JPGForam 38 propostas de Grupos de Trabalho, inscritas para participar do 6º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas (CBCSHS-2013), que acontece entre 13 e 17 de novembro de 2013. Reunida no Rio de Janeiro, a Comissão Científica do Congresso avaliou as propostas e agora prepara os pareceres que serão enviados aos coordenadores dos GTs até o dia 10 de janeiro.

CBCSHS_dezembro_participantes_2.JPGAlém de uma discussão sobre a programação científica do CBCSHS, a reunião, que contou com a participação dos membros da comissão local, teve como pauta também a discussão sobre logística, organização e infra-estrutura do evento, que terá como tema “Circulação e diálogo entre saberes e práticas no campo da Saúde Coletiva” e será sediado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro  (UERJ) – Campus Maracanã.

Presente na reunião, o presidente da ABRASCO, Luis Eugenio Portela, disse que, do ponto de vista científico, considera importante que o Congresso não apenas reflita a produção científica e o que vem sendo produzido na área de ciências sociais e humanas em saúde. “Mas que também permita sínteses da produção desses conhecimentos indicando aquilo que está consolidado mas também os pontos que são polêmicos e necessitam de um maior investimento acadêmico”, avalia.

Expectativas

CBCSCHS_dezembro_luiz_eugenio.JPGPara Luis Eugenio, as expectativas para o CBCSHS 2013 são as melhores. “Tenho absoluta confiança de que o Congresso vai ser um sucesso, tanto do ponto de vista da discussão cientifica, quanto da organização”.

CBCSHS_dezembro_leny_2.JPGLeny Trad, que presidiu o V CBCSHS, ocorrido em 2011, em São Paulo, comemorou o número de propostas inscritas nos Grupos de Trabalho, superior ao da edição anterior. “E, principalmente, a constatação de uma maior qualidade dos grupos, no geral”, pontuou. Para Leny, os GTs são o eixo central da metodologia do evento. “Na reunião desta quarta, nós tivemos a oportunidade de analisar e debater efetivamente as propostas, além de discutir pontos importantíssimo que envolvem a infra-estrutura mas também decisões estratégicas com relação ao financiamento e à visibilidade”.

Para Roseni Pinheiro, vice-presidente da Comissão deste ano, há um conjunto de vetores que fazem com que a avaliação da construção do evento, até aqui, seja considerada positiva. O primeiro deles é o apoio irrestrito do reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves de Castro. “O reitor é co-partícipe desse processo. Como alguém que vem da área da psicologia, ele reconhece a importância do tema para a área da saúde coletiva”, diz Roseni. “E, mais do que isso, sabe o que representa a Universidade no processo de construção do nosso Sistema Único de Saúde e na configuração dos seus saberes e práticas”.

Em relação à qualidade das propostas apresentadas para compor os GTs, Roseni destaca a experiência que o campo vem adquirindo ao longo dos anos, o que ficou claro com a diversidade das temáticas entre os 38 inscritos. Para Roseni, a ideia de fazer uma convocação pública para a inscrição dos GTs, como ocorreu agora, também merece destaque.

Convidados e inscrições

CBCSHS_dezembro_participantes_4.JPGDurante o encontro desta semana, a Comissão apresentou toda a estrutura do evento na UERJ e discutiu desde a logomarca e identidade visual até os nomes dos convidados internacionais. Já estão confirmados para participar do 6º CBCSHS: Jean Shoveller (Vancouver), Simona Forti (Torino), Jacques Donzelot (Paris), Jorge Marquez Valderrama (Colômbia), Marcos Cueto (Lima), Laurence Kirmayer (Canadá), Nathalie Bajos (Paris) e Jonathan Gabe (Londres). A Conferência de abertura será com o cientista político e historiador José Murilo de Carvalho.

O Congresso será realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) em parceria com o Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ. Os professores Kenneth Rochell Camargo Jr. e Roseni Pinheiro, ambos do Lappis, estão na presidência da Comissão. O CEPESC (Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva) divide com a ABRASCO a operacionalização executiva do evento.

Roseni Pinheiro destaca a parceria entre UERJ e ABRASCO e ainda o compromisso e a seriedade que vem pautando as reuniões da Comissão, que têm ocorrido sistematicamente desde. “Fizemos questão de montar uma equipe qualificada para dar apoio à Comissão Local. O grupo tem trabalhado de forma integrada e antenada com as expectativas e orientação político-acadêmica do Congresso”. Integram a equipe Júlio Evo, Letícia Mattos e Elias dos Anjos.

Além de Luis Eugenio Portela (ABRASCO), Leny Trad (UFBA) e Roseni Pinheiro (Lappis-IMS/UERJ, participam do encontro desta semana, Kenneth Rochel Camargo Jr. (Lappis/IMS-UERJ), Carlos Silva (ABRASCO); Madel Therezinha Luz (UERJ); Sandra Caponi (UFSC); Parry Scott (UFPE); Malu Bosi (UFC); Mara Gomes (USP); Martinho Silva (IMS-UERJ); Ivia Maksud (UFF); Elaine Brandão (UFRJ); Júlio Wong Un (ABRASCO); Júlio Evo (Lappis); Letícia Mattos (Lappis); Cláudia Camelo (CEPESC); Ana Paula Braga (CEPESC); e André Mendonça (IMS-UERJ).

Nesta edição do evento, não haverá inscrição no local. As inscrições deverão ser feitas antecipadamente pelo site oficial do ongresso, que deve entrar no ar no dia 4 de fevereiro.

Até lá, você pode acompanhar outras notícias do Congresso na página do Lappis e da ABRASCO e na página do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, no facebook: http://www.facebook.com/pages/VI-Congresso-Brasileiro-de-Ci%C3%AAncias-Sociais-e-Humanas-em-Sa%C3%BAde/127151454102643?ref=hl

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*