Hostpital Sófia Feldman

Casa da Gestante Zilda Arns: melhor iniciativa institucional pela OPAS/OMS

gestantesA Casa da Gestante Zilda Arns do Hospital Sofia Feldman foi reconhecida como a melhor iniciativa institucional para a redução da mortalidade materna no Brasil, em Concurso Nacional de Boas Práticas em Maternidade Segura realizado pela Organização Panamericana de Saúde – OPAS/OMS, em parceria com o Ministério da Saúde – MS. 

A Casa é uma unidade vinculada ao Hospital Sofia Feldman que acolhe usuárias do Sistema Único de Saúde – SUS, que apresentam algum agravo durante a gestação. Oferece 20 leitos e atende gestantes de Belo Horizonte, região metropolitana e do interior de Minas Gerais.

O projeto existe há quase cinco anos e é modelo para a Rede Cegonha, que preconiza a criação desses espaços de atenção à gestante, puérpera e bebê.  Elas recebem cuidados de uma equipe multiprofissional – médico obstetra, enfermeira obstetra, assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional – em um espaço confortável, com boa alimentação e um jardim florido e aconchegante para se encontrarem com os familiares e amigos. Contam, também, com um salão de beleza e terapias integrativas e complementares, como a auriculoterapia e escalda-pés com ervas medicinais.

O concurso buscou por práticas que atendem ao quinto objetivo da ONU para o milênio –  melhorar a saúde da gestante – e que possam ser multiplicadas em outras instituições e países. A escolha foi feita por um júri composto por profissionais de saúde de diferentes de países, reunido em Washington.  A assistência oferecida na Casa da Gestante Zilda Arns promove a melhoria clínica do quadro de saúde e previne fatores que colaboram para o aumento dos índices de mortalidade materna e perinatal, desta forma, favorecendo a maternidade segura, tema da premiação.

Modelo para Rede Cegonha

A Casa da Gestante Zilda Arns existe há cinco anos e é modelo para a Rede Cegonha, que preconiza a criação desses espaços de atenção à gestante, puérpera e bebê. É uma unidade vinculada ao Hospital Sofia Feldman e acolhe usuárias do SUS que apresentam algum agravo durante a gestação. Elas recebem cuidados de uma equipe multiprofissional – médicos obstetras, enfermeiras obstetras, assistentes sociais, psicólogas e terapeutas ocupacionais – em um espaço confortável, com boa alimentação e um jardim florido e aconchegante para se encontrarem com os familiares e amigos. Contam, também, com um salão de beleza e terapias integrativas, como a auriculoterapia e escalda-pés com ervas medicinais na Casa de Sofias PID-Neo, que fica ao lado da Casa da Gestante.

A Casa oferece 20 leitos e atende mães de Belo Horizonte, região metropolitana e interior de Minas Gerais, a maioria tem idade gestacional abaixo de 37 semanas. Os diagnósticos mais frequentes são trabalho de parto prematuro e pressão arterial alta. A assistência é baseada em evidências científicas e tem como referência os princípios norteadores da Humanização da Assistência, preconizados pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e referendados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. O serviço promove a assistência qualificada para as gestantes de alto risco que necessitam de observação e acompanhamento prolongado. A assistência prestada na instituição promove a melhoria clínica do quadro de saúde e previne fatores que colaboram para o aumento dos índices de mortalidade materna e perinatal, desta forma favorecendo a maternidade segura, que foi tema do concurso.

O Concurso premiou também fotos que melhor expressassem a assistência em Maternidade Segura. Mais uma vez o Sofia foi um dos premiados, a foto "Um Novo Laço", da enfermeira obstetra Lilia Coelho Lopes, ganhou menção honrosa.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*