Notícia

Cadernos HumanizaSUS : Humanização do parto e nascimento

O Ministério da Saúde lançou o quarto volume da coletânea Cadernos HumanizaSus, com o tema Humanização do parto e nascimento. O volume, repleto de artigos, relatos e reportagens, também está disponível online.

Foto caderno Humaniza Sus

 O novo volume do livro da Política Nacional de Humanização possui mais de 450 páginas e traz conteúdo diversificado e discussões atuais sobre temas que envolvem a humanização do parto e o nascimento no Brasil. Com dezesseis artigos científicos, sete relatos de experiências bem sucedidas e quatro reportagens, os assuntos apresentam o histórico do modelo de atenção ao parto e nascimento , a importância do  apoio institucional nas maternidades, o papel dos movimentos sociais na garantia dos direitos das mulheres e bebês, o olhar do homem na cena do parto , a experiência do parto domiciliar, análises sobre a presença das doulas e o direito ao acompanhante, os diferenciais das parteiras, projetos inovadores na atenção básica, entre outros temas. A publicação conta ainda com  entrevistas exclusivas do  diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Dário Pasche e da coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher Esther Vilela, sobre as estratégias governamentais para garantir a dignidade das pessoas antes, durante e após o nascimento. 
A Política Nacional de Humanização (PNH), responsável pela publicação, distribuirá dois mil exemplares do livro na rede SUS, em bibliotecas e serviços de referência, porém é possível acessar a sua versão completa online,  na Rede   HumanizaSUS. Para uma das organizadoras da publicação, a servidora da  PNH Renata Adjuto, a iniciativa dá visibilidade a experiências e conhecimento teórico sobre o parto e nascimento humanizados. “Os textos ressaltam a importância das práticas de atenção humanizada à  mulher e ao recém nascido, e os direitos de ambos como usuários do SUS. Há relatos importantes escritos por quem já vivenciou as mudanças no modo de nascer no Brasil, por meio da Rede Cegonha e do Plano de Qualificação das Maternidades”, afirma ela, que trabalhou desde 2012 na organização do livro, juntamente com as apoiadoras Cátia Paranhos, Célia Nicollotti, Michele Vasconcelos e Vera Figueiredo. Os Cadernos foram produzidos e impressos pela Editora do Ministério da Saúde em parceria com a Editora da Universidade Estadual do Ceará. Para acessar a versão online é só clicar aqui.

A coletânea Cadernos HumanizaSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização (Secretaria de Atenção à Saúde) que visa reunir textos específicos sobre temas importantes da saúde pública, à luz das diretrizes da PNH. Já foram lançadas três edições anteriores, sobre Formação Intervenção, Atenção Básica e Atenção Hospitalar. 
O quinto volume já está em fase de editoração, e tem como foco a Humanização em Saúde Mental. Todas as edições podem ser acessadas na íntegra na Área PNH da Rede Humanizasus. 

Mais informações : 
Política Nacional de Humanização 
Telefone : (61) 3315 9130

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*