Notícia

BVS INTEGRALIDADE

BVS INTEGRALIDADE REALIZA CAPACITAÇÕES E ATUALIZA SEU PLANEJAMENTO PARA 2016

Acadêmicos de doutorado e bibliotecários da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA) participaram de capacitação e revisão bibliográfica em saúde, entre os dias 3 a 6 de maio. As atividades foram desenvolvidas no interior do Doutorado Interinstitucional (Dinter) do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) com a referida instituição.

Esta atividade buscou fornecer as bases teóricas e práticas necessárias sobre as diferentes formas de metodologias de revisão de literatura em Saúde Coletiva (sistemática, integrativa e narrativa), assim como a elaboração da pesquisa bibliográfica como parte fundamental do processo da pesquisa científica e da produção do conhecimento. A professora Fátima Martins do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) destaca a importância desta capacitação: “nosso foco é fazer com que os doutorandos consigam ter competência em melhorar seus projetos de pesquisa. Além disso, eles poderão transformar o que eles aprenderam em resultado para ser aplicado no projeto”.

Os bibliotecários da UEA, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Fiocruz Manaus participaram de treinamento da BVS Integralidade e de reunião técnica no Comitê Executivo da Região Norte. Estas atividades buscaram capacitar os profissionais de informação para desenvolverem os processos estruturais e funcionais das BVS Integralidade, assim como fomentar discussões, divulgar e compartilhar experiências, socializar práticas e propor melhorias para elevar a qualidade dos serviços informacionais.

A secretária-executiva da BVS Integralidade e professora da oficina, Sandra Infurna, salientou a importância da divulgação das produções locais: “a UEA está trazendo visibilidade para os trabalhos na área da saúde. Colocar a produção dos alunos dentro da Biblioteca virtual, que tem mais de três mil publicações, é ótimo para o aluno e a instituição”.

Comitê Executivo atualiza planejamento de atividades

Os participantes do Comitê Executivo são as bibliotecas das instituições parceiras, no caso, da região norte, representadas por seus bibliotecários. Esses profissionais terão por função   operar as fontes de informação sob o processo descentralizado, a partir da metodologia da BVS e manter atualizados os conteúdos das fontes de informação, assim como  atender as capacitações técnicas para acompanhar os ajustes e desenvolvimento metodológico e tecnológico da BVS.79a6cafb 86f7 4cb4 a809 d709c18022d6

Na reunião do Comitê Executivo e Consultivo da BVS Integralidade, atualizou-se a matriz de responsabilidades do planejamento de atividades do ano de 2016. Dentre as ações discutidas, estão: fortalecimento da rede de cooperação para ampliação de parcerias e regionalização da BVS, validação dos grupos de pesquisas nas temáticas da BVS, continuidade ao estudo dos termos mais utilizados pelos bibliotecários na indexação do material produzido e que não constam do DeCS para a criação de Glossário em Integralidade e ampliação da  divulgação da BVS nos eventos da área.

Sobre a BVS Integralidade

A Biblioteca Virtual em Saúde é um projeto de construção coletiva, coordenada pela OPAS/BIREME e orientado por um Comitê Consultivo Nacional em conjunto com uma Secretaria Executiva.

A institucionalização da Biblioteca Virtual em Saúde em Integralidade – BVS Integralidade – teve início em 2005 com valioso apoio do Icict/Fiocruz, a partir do reconhecimento da crescente e qualificada produção sobre esta temática, o que possibilitou concentrar esforços para sistematização de sua produção. Sua certificação ocorreu em 2008.

É  portadora de atributos habilitadores de sua importância na disseminação e divulgação da comunicação e informação científica em saúde no Brasil e na América Latina. Tem como objetivo promover a operação cooperativa e descentralizada da rede de fontes de informação científica e técnica em integralidade, visando proporcionar o acesso equitativo e estimular o uso da informação científica e técnica atualizada e relevante reunida na BVS, relacionadas à integralidade no país.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*