O processo de inclusão de terminologia no Decs é divulgado em Congresso por equipe interinstitucional de pesquisadores associados ao Lappis.
A equipe da Biblioteca Virtual de Saúde – BVS Integralidade em Saúde apresentou o trabalho A Relevância da inclusão do descritor Integralidade em Saúde nos descritores em Ciência da Saúde (Decs) no XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, em São Paulo, em 24/07.
A inclusão de uma terminologia específica no Decs/Bireme visa dar maior precisão na busca do conhecimento e disseminar a produção técnica e científica da Integralidade em Saúde. O trabalho apresentado registrou o processo iniciado em 2007 e traz um levantamento conceitual e estatístico, que aponta para o crescimento na busca pelo tema nas bases de dados da Bireme.
As autoras são profissionais da área de informação que formam uma parceria interinstitucional junto ao Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde – Lappis, que reúne Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense e Fiocruz. Além da apresentação do trabalho, o grupo também esteve presente no Stand da BIREME – Rede BVS Brasil.
“Agora é fazer com que as pessoas que produzem conhecimento na área utilizem esse descritor para facilitar a recuperação”, ressalta Sandra Infurna, bibliotecária do Instituto de Medicina Social da (IMS/UERJ) e uma das autoras do trabalho.
Trabalho apresentado:
Geisa Meirelles Drumond; Maria Margareth Vieira Pacheco e Josimara Dias Brumatti (UFF); Luciana Danielli de Araujo e Maria de Fátima Moreira Martins (FIOCRUZ) e Sandra Infurna (LAPPIS/IMS/UERJ). A Relevância da inclusão do descritor Integralidade em Saúde nos descritores em Ciência da Saúde (Decs). XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, 21 a 24 de julho de 2015.
Seja o primeiro a comentar