Notícia

BVS Integralidade em pauta

BVS_Integralidade.JPGA Biblioteca Virtual em Saúde Integralidade aumentou consideravelmente o número de acessos nesse último ano de funcionamento. Até novembro de 2012, já são 37.281 visitantes, enquanto em 2011, foram 27.618. Os números foram atualizados em reunião que aconteceu na última sexta-feira, 23, no IMS-UERJ, e contou com representantes da UERJ, UFMG, Icict-Fiocruz e Lappis.
 
Na ocasião, foi feita um avaliação sobre o papel da BVS Integralidade e uma revisão sobre a matriz de responsabilidades e as instituições cooperantes da biblioteca virtual. A intenção era traçar estratégias para fortalecer cada vez mais esse espaço de compartilhamento de saber, que valoriza a informação científica e técnica atualizada, mas sem esquecer a formação em saúde.

BVS_Integralidade_3.JPGFormação e informação

A grande questão é como utilizar os recursos da BVS Integralidade para potencializar a qualificação dos profissionais de saúde?

Para Roseni Pinheiro, coordenadora do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis) e da BVS Integralidade, essa é uma ferramenta de educação permanente. “Trata-se de um projeto de democratização do conhecimento. É necessário pensar um Plano Diretor para a BVS Integralidade que reforce o seu papel de qualificar os profissionais e pesquisadores em saúde”, sugeriu.

Elysângela Dittz, professora da Escola de Enfermagem da UFMG coordenadora adjunta da BVS Integralidade, concorda que a biblioteca deve ser valorizada cada vez mais no que diz respeito à formação de recursos humanos. “É um espaço onde profissionais de saúde podem encontar informações para legitimar o que vêm fazendo nas suas práticas”, disse. “Portanto, fortalecer esse espaço é um importante caminho para justificar a própria Integralidade como conceito e enquanto algo que orienta as práticas profissionais”.

BVS_Integralidade_4.JPGPara Luciana Danielli de Araújo, do Icict-Fiocruz, a reunião de sexta-feira veio para consolidar esse modelo ao mesmo tempo em que discutiu formas de agregar à BVS Integralidade outras instituiçõs que também produzem seus conteúdos na área de integralidade em saúde. “Queremos potencializar o nosso acervo e dar maior visibilidade à temática”, disse. “A BVS Integralidade já é uma referência para pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde que utilizam a Integralidade em seu cotidiano, seja na prática profissional seja nas produções acadêmicas. Queremos ampliar isso ainda mais”.

A bibliotecária do Lappis, Sandra Infurna, avaliou que o momento foi importante por discutir estratégias de impacto para o próximo ano. Ela citou como bons desdobramentos da reunião de sexta-feira a ideia de um projeto itinerante que deve mapear locais para sensibilização de profissionais e graduandos quanto à BVS Integralidade.

Além disso, na reunião ocorreu uma revisão dos Conselhos Consuiltivo e Executivo que integram a BVS Integralidade e a elaboração do Termo de referência para o Mini-Congresso BVS Integralidade. Em abril do ano que vem, deve acontecer a 7ª reunião dos Conselhos Consultivo e Executivo da BVS Integralidade.

O que é a BVS Integralidade

bvs_integralidade_selo.jpgA Biblitoeca Virtual em Saúde – Integralidade é uma fonte de formação e informação que reúne em um espaço virtual conteúdos de acervos bibliográficos de diversas instituições brasileiras que produzem conhecimento em Integralidade. Trata-se portanto de uma ferramenta livre, gratuita e de acesso rápido e preciso. Acesse aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*