Não Destacado

Biblioteca Nacional premia professor do IMS

altO livro “O Sujeito na Contemporaneidade”, do professor Joel Birman (IMS/Uerj), foi mais uma vez reconhecido pela comunidade literária. Ele recebeu o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, na categoria Ensaio Geral, da Fundação Biblioteca Nacional (Ministério da Comunicação).

Os Prêmios Literários Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) têm como objetivos estimular a pesquisa e a criação literária no país e fazem parte do calendário de eventos da Biblioteca Nacional. As categorias são nomeadas em homenagens a intelectuais destacas na cultura brasileira.

Em 2013 foram mais de 700 inscrições nas nove categorias. Concorreram obras inéditas publicadas no Brasil entre 1º de setembro de 2012 e 31 de agosto de 2013. A cerimônia de entrega do prêmio será em 2014, a data ainda não foi definida.
 
Para ler

Título: O sujeito da contemporaneidade
Autor: Joel Birman
Editora: Civilização Brasileira
Páginas: 160
Sinopse: Da modernidade à atualidade, algo de fundamental aconteceu nas categorias constitutivas do sujeito, redirecionando então as linhas de força do seu malestar. É no quadro estrito desse contraste que se inscreve a espinha dorsal deste livro. Sem deixar de levar em conta a situação socioeconômica e cultural, mas focalizando nas formas de malestar que assaltam o sujeito na contemporaneidade, Birman faz uma análise acurada das linhas de forças em jogo nesta passagem de um sujeito da modernidade para o sujeito contemporâneo. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*