Não Destacado

Horizontes da Saúde Coletiva – Aula Inaugural do PPGCS/IMS-UERJ com o Prof. Jurandir Freire Costa

Diante de um auditório lotado, o Prof. Jurandir Freire Costa proferiu a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IMS, sobre o tema Horizontes da Saúde Coletiva, no dia 21 de março, no auditório do IMS.
Psiquiatra, psicanalista e autor de inúmeros livros, como Razões Públicas, Emoções Privadas (1999); Ordem Médica e Norma Familiar (1983) e História da Psiquiatria no Brasil (1976), ele tem trabalhado com a filosofia pragmática, valendo-se das contribuições de Richard Rorty, Donald Davidson entre outros, bem como leituras de Hannah Arendt e de demais autores da fenomenologia. 

"Referência na construção da Reforma Psiquiátrica Brasileira e pioneiro na reflexão sobre o lugar do sujeito na Saúde Coletiva e da aproximação da crítica filosófica ao campo, Jurandir é um dos principais artífices do projeto intelectual do Instituto de Medicina Social, tendo deixado sua marca na formação de várias gerações de pesquisadores da área", destaca a Coordenadora da Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Prof.ª Claudia Moraes. A atividade compõe também o calendário de celebrações dos 40 anos da Pós-Graduação do Instituto.
“Em 1993, no mestrado, tive a felicidade de assistir a suas aulas; com ele conheci as obras de Hannah Arendt, cujos ensinamentos me motivaram profundamente, sendo muito fortes na minha trajetória intelectual. Sem dúvida, carrego sua marca na interpretação valiosa que fez sobre uma das mais importantes obras de Arendt, A Condição Humana. Estou emocionada em ter assistido ao mestre, aliás, não seria diferente de tantas outras vezes que assisti a suas aulas”, declara Roseni Pinheiro, coordenadora do LAPPIS.
 
(Fonte Abrasco e LAPPIS) 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*