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Ateliê do Cuidado: novas perspectivas de pesquisas, ensino e serviços

Para otimizar as pesquisas no âmbito do estudo da integralidade, o LAPPIS irá promover, durante o VIII Seminário do Projeto Integralidade – Cuidar do Cuidado: responsabilidade com a Integralidade das ações de saúde – 20 anos do SUS constitucional, o Ateliê do Cuidado. Esta iniciativa tem por objetivo agregar os estudos e realizar um tipo de “oficina de texto” que trate do tema do seminário – Responsabilidade sob as perspectivas do ensino, pesquisa e serviço, não excludentes entre si.

A professora Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis e do seminário, explica a seguir as premissas do projeto e convida a comunidade acadêmica a participar das oficinas: “O Ateliê não terá restrição de ouvintes desde que não ultrapasse um número máximo de vagas, sendo, portanto imprescindível que esteja inscrito. A inscrição poderá ser feita pelo site: www.lappis.org.br. Dos 50 inscritos foram aprovados 15 trabalhos, cuja qualidade foi considerada excelente, sendo de difícil seleção” – completa.

Para este ano, o Ateliê do Cuidado terá uma novidade: a divisão de apresentação de trabalhos determinou que os estudos, divididos em três áreas de interesse (ensino, pesquisa e serviços), poderão não estar mais condicionados às classificações inicialmente determinadas por seus autores. No entanto, esta alteração nos planos de trabalho não significará perdas sistemáticas das características ou interfaces entre os estudos. Em verdade, a comissão de pareceristas recomendou que alguns trabalhos sejam indicados para integrar mesas de debates distintas de seus eixos de origem, mas que para otimizar as discussões dos temas selecionados, poderão ser alocados das áreas inicialmente indicadas pelo autor do projeto.

Seguem abaixo os trabalhos aprovados para apresentação na mesa:
 
ATELIÊ ENSINO
 
1) O ENSINO DA SAÚDE NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JUIZ DE FORA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA PEDIATRIA
 
2) A FORMAÇÃO ORIENTADA POR COMPETÊNCIA: A INTEGRALIDADE NO CUIDADO EM SAÚDE.
 
3) O CUIDADO INTEGRAL COMO CATEGORIA NORTEADORA DO PROGRAMA TEÓRICO DE NÚCLEO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E  COMUNIDADE DO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITARIA -PORTO ALEGRE -RS
 
4) REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MEDICINA EM ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA UFAC E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO APRENDIZAGEM
 
5) O ENCONTRO COM A MORTE E OS DESEJOS DE MUDANÇAS NA FORMAÇÃO MÉDICA
 
 
ATELIÊ PESQUISA
 
1) AS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA UNICO DE SAUDE
2) PARTICIPAÇÃO, ASSOCIAÇÕES E CAPITAL SOCIAL: ESTUDO COMPARADO DA REDE ASSOCIATIVA DE APOIO AO PSF EM RECIFE E PORTO ALEGRE
3) ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL E A PRÁTICA CLÍNICA: RESPONSABILIDADE, ÉTICA E CUIDADO
4) A PRÁTICA DA INTEGRALIDADE NO CUIDADO À SAÚDE MATERNO-INFANTIL EM UM CONTEXTO RURAL.
5) EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE NA ATENÇÃO INTEGRAL AO ADOLESCENTE VIVENDO COM HIV/AIDS
 
 
ATELIÊ SERVIÇO
 
1) EM BUSCA DA INTEGRALIDADE NO ATENDIMENTO DOMICILIAR AO ACAMADO: A EXPERIÊNCIA DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE
 
2) ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
 
3) O CUIDADO AO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: GRUPOS DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL
 
4) A PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA DOS ESTÁGIOS DE VIVÊNCIA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UM RESGATE HISTÓRICO
 
5) OS BASTIDORES DE UMA CARTOGRAFIA: HUMANIZAÇÃO E ACOLHIMENTO NO TERRITÓRIO HOSPITALAR
 

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