Notícia

Apoio: fim do prazo para relatos

capa.jpgResultado será divulgado no dia 17 de junho

No último dia 26, encerrou-se o prazo para inscrição de relatos de experiêcia de apoio para participar da pesquisa “Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS”. Agora, serão selecionadas no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) propostas entre as inscritas para pesquisa de campo, garantindo-se a representação das cinco regiões do país (com no mínimo uma experiência por região).

A Comissão de Seleção reúne-se para avaliação dos relatos nos dias 13 e 14 de junho. O resultado final da seleção das experiências apresentadas será divulgado aqui, no site do Lappis, dia 17 de junho. Acompanhe.

Tudo sobre o Mapeamento e a Convocatória
Coletar relatos sobre as dezenas de experiências de apoio em todas as regiões do Brasil e conhecer de forma aprofundada a atuação dos apoiadores e o trabalho desenvolvido por eles. Estes são os principais objetivos da convocatória lançada pelo Lappis, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes), durante Simpósio no final de março (foto).

Tanto o mapeamento da atuação dos apoiadores quanto a convocatória para relato de experiências integram a pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”, uma parceria de cooperação técnico-científica entre o Lappis e o Dapes.

O Mapeamento vem sendo feito a partir do questionário eletrônico, a ser preenchido online, individualmente, por todas as pessoas que se reconhecem no exercício da função Apoio. De acordo com Jaqueline Robaina, responsável pelo questionário, o objetivo da ferramenta é contribuir para a construção do conhecimento acerca dos itinerários formativos, a inserção nos processos de atenção e gestão e os desafios enfrentados pelos apoiadores em todo o Brasil.

Já a Convocatória, de acordo com Tatiana Coelho Lopes, coordenadora adjunta da Pesquisa, busca, nas trajetórias e na materialidade das experiências institucionais de apoio, conhecer essas experiências, os usuários, gestores e trabalhadores e suas práticas, na interface com o direito à saúde, integralidade, formação, gestão dos processos de trabalho, redes sociais de cuidado e redes de atenção à saúde.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*