Notícia

Alunos do IMS se preparam para debate sobre legislativo brasileiro e SUS

Um encontro preparatório para aquecer o debate da mesa sobre o legislativo brasileiro e o SUS, marcada para dia 29 de maio*, reuniu três professores e cerca de 20 alunos do mestrado e doutorado articulados ao Coletivo de Estudantes no dia 05 de maio, no Instituto de Medicina Social – IMS/UERJ.

reuniao 5 maioA ideia inicial foi apresentada pela professora Roseni Pinheiro para mobilizar a comunidade acadêmica para debater e reagir à ofensiva do legislativo brasileiro que têm impactos diretos e contundentes sobre o SUS, principalmente relacionados à PEC 451 e a PL 4333. O movimento se juntou a uma atividade da disciplina “Análises das Políticas e Sistema de Saúde”, tradicional no IMS, conduzida pelos professores Ruben Mattos e Paulo Henrique Rodrigues. Os três professores estavam na condução das discussões do encontro, que motivaram a organização de questões e materiais para a mesa de debates do dia 29.

reuniao 5 maio 2Para o aluno do IMS Leandro Gonçalves, o encontro foi importante pela abordagem de diferentes pontos de vista e para a continuidade de estudos sobre o assunto. “Debatemos longamente, em falas sem limite de tempo, revelando posições bem distintas quanto ao assunto. As falas iam no sentido de avaliarmos a conjuntura nacional e mundial, entendendo que esse processo pelo qual passa o Brasil não é isolado”, disse ele,  explicando que a análise também chegou ao local, colocando o IMS também como espaço de reprodução de posições críticas e conservadoras.

Assuntos que se relacionam a essas discussões tem feito parte do cotidiano do ambiente acadêmico. Um exemplo específico está na introdução de cotas raciais e sociais no processo seletivo do IMS. “Os estudantes têm se mobilizado fortemente na garantia dessa obrigação, que ainda encontra resistências, além de nos organizar para prepararmos um evento, ainda esse mês, sobre o assunto”, completa Leandro Gonçalves.

*A mesa Legislativo Brasileiro (PEC 451 e PL 4.330): O SUS passado presente e futuro terá como debatedores os professores Eduardo Levcovitz, representante da OPAS/OMS no Uruguai, Gastão Wagner de Sousa Campos, professor titular do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Unicamp e Ana Maria Costa, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) – veja matéria no site do Lappis. O debate acontece no dia 29 de maio de 2015, às 10h, no auditório do Instituto de Medicina Social – IMS, da UERJ. (Veja a matéria).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*