Agnes Heller e Bethânia Assy são as convidadas da primeira edição do Ciclo de Palestras – “Cuidado, Ética e Direitos Humanos”, que acontecerá nos dias 12 e 13 de maio de 2016 – UEA – Manaus
A coordenadora do LAPPIS Roseni Pinheiro será mediadora no Ciclo de Palestras Cuidado, Ética e Direitos Humanos na Universidade do Estado do Amazonas que contará com convidadas ilustres, as professoras e filósofas Agnes Heller e Bethânia Assy.
Nesta quinta-feira 12/05 às 14h, no auditório da Escola Superior de Saúde da UEA (ESA/UEA), acontecerá, segundo Roseni Pinheiro um debate que surge “como uma oportunidade formidável de repensarmos o tema da Responsabilidade, tanto a pessoal como a coletiva em contexto de lutas por direitos. Apoiarmos esse evento significa cumprir o objetivo ético-politico-educativo do Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS em oferecer e fomentar debates sobre teorias e conceitos que auxiliem a construção de estudos sobre as práticas do cuidado no cotidiano das ações em saúde, buscando aprofundar sua dimensão axiológica em sociedades complexas como a nossa”. Ainda faz uma ressalva, de que esta atividade trata-se de um elenco de ações do Doutorado Interinstitucional CAPES UEA-UERJ em Saúde Coletiva, no qual, também encontrasse sobre sua coordenação.
Agnes Heller, que é um dos principais nomes da filosofia contemporânea e vivas do século XX, tem em sua trajetória intelectual e acadêmica o desenvolvimento de estudos epistemológicos sobre as teorias que enfatizam as categorias ”cotidianas” e “necessidades”. Nesse trajeto Heller irá colocando as vigas mestras a partir das quais desdobrarão suas demais preocupações, com a moral, a história, o destino das esquerdas, a modernidade e a pós-modernidade, os valores e a práxis. Heller é mulher do tempo presente, atenta às crises de nossa época, que não se furta a debater as mais variadas questões.
Bethânia Assy é filosofa e coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) do Departamento de Direito da Puc-Rio. É autora de “Hannah Arendt: An Ethics of Responsibility”, Frankfurt/New York, Peter Lang Verlag (2008) (edição portuguesa e italiana da obra em 2016), e coautora de “Direitos Humanos: Justiça, Verdade e Memória”, Rio de Janeiro (2012). Atualmente trabalha no volume “The Subject of Injustice: Political Action, Empowerment and Law” (Routledge). Com sua mais recente produção em português “Ética, Responsabilidade e Juízo em Hannah Arendt”, explora o tema sobre ética e responsabilidade pessoal.
No dia 13/05, as 18h, ambas estarão participando em outra atividade do Ciclo de Debates na UEA, mais especificamente junto aos Cursos de Direito e das Ciências Sociais Aplicadas, que sob a mediação da Profa. Silvia Loureiro do Curso de Direito da UEA, problematizará o tema “Direitos Humanos: limites e possibilidades”, tratando do significado atual dos direitos humanos e seus avanços.
Esse ciclo de debate compõe a programação da Semana da Enfermagem na UEA e será transmitido em tempo real, por meio de tecnologias educacionais Telesaúde e Teleducação para todos os pontos do interior do Estado do Amazonas e suas redes virtuais.
Para acompanhar maiores informações sobre o evento, acesse AQUI.
Seja o primeiro a comentar