Notícia

ABRASCO e Ministério da Saúde fazem chamada de artigos

abrascoChamada convida autores a publicarem no número temático sobre Acesso aos Serviços de Saúde no Sistema Único de Saúde.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA EM SAÚDE COLETIVA

Revista Ciência & Saúde Coletiva

CHAMADA DE ARTIGOS

NÚMERO TEMÁTICO: ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

O Ministério da Saúde, por meio da sua Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, em parceria com a Associação Brasileira em Saúde Coletiva, tornam público a CHAMADA DE ARTIGOS para compor SUPLEMENTO da Revista Ciência & Saúde Coletiva, NÚMERO TEMÁTICO SOBRE ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.

A publicação deste SUPLEMENTO visa incentivar a produção técnico-científica sobre a temática do Acesso aos Serviços de Saúde, cuja garantia universal, sob o olhar da equidade, ainda hoje é um dos grandes desafios do SUS.

Propor e desenvolver políticas públicas, problematizar, debater, estudar e pesquisar o Acesso aos Serviços de Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde é fundamental para a superação dos desafios no campo da gestão pública da Saúde.

O Suplemento sobre Acesso aos Serviços de Saúde é a expressão do compromisso que o Ministério da Saúde e a ABRASCO – Revista de Ciência & Saúde Coletiva – têm em compartilhar metodologias, ideias e práticas de gestão, integrando esforços para ampliar o diálogo sobre as possibilidades de melhoria e qualificação do SUS.

Trata-se de uma parceria que tem a intenção política de manifestar a justeza e a importância ética dos estudos do Acesso aos Serviços de Saúde sobre a gestão cotidiana do SUS, tendo como compromisso o atendimento integral e equânime das necessidades em saúde da população brasileira.

NÚMERO TEMÁTICO: ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

1. Editores Convidados

Ana Luiza d'Ávila Viana, Professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas.

Gastão Wagner de Sousa Campos, Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas, Membro de corpo editorial da Trabalho, Educação e Saúde, Membro de corpo editorial da Revista Ciência & Saúde Coletiva, Mestre em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo, Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas.

Helvécio Miranda Magalhães Miranda, Secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, Médico, Especialista em Clínica Médica e Epidemiologia Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas.

Ligia Bahia, Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.

Luiz Odorico Monteiro de Andrade, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Professor Adjunto do curso de Medicina/Sobral na Universidade Federal do Ceará, Coordenador do Laboratório de Redes Integradas e Inteligentes de Sistemas de Saúde (LARIISA), Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará, Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, com Pós-Doutorado na Universidade de Montreal – Quebec – Canadá.

2. Objetivo

Este será um número temático sobre Acesso aos Serviços de Saúde no Sistema Único de Saúde. A ênfase será nos estudos sobre as várias abordagens do acesso aos serviços de saúde em relação à gestão do SUS.

3. Itens a serem cobertos pelo número temático:

3.1 Estudos empíricos que discutam a magnitude, as práticas e os métodos utilizados para caracterizar e refletir sobre o acesso aos serviços de saúde no âmbito do SUS;

3.2 Estudos empíricos que abordem intervenções no campo da gestão de sistemas de saúde relacionadas com a promoção do acesso aos serviços de saúde;

3.3 Estudos empíricos que relacionem a identificação de necessidades em saúde da população, organização de Sistemas de Saúde e acesso aos serviços.

3.4 Estudos que debatam os processos de organização do Sistema de Saúde, planejamento, regulação e avaliação do acesso aos serviços de saúde no SUS.

3.5 Estudos que relacionem a formação de redes de atenção à saúde, relações interfederativas e acesso aos serviços de saúde no SUS.

3.6 Estudos que abordem as práticas de educação popular em saúde e o acesso aos serviços de saúde.

3.7 Estudos das diferentes abordagens teóricas e metodológicas sobre os mecanismos através dos quais os determinantes sociais da saúde influenciam no acesso aos serviços de saúde.

3.8 Estudos sobre o acesso aos serviços de saúde das populações que vivem em situação de vulnerabilidade e exclusão.

3.9 Estudos avaliativos sobre políticas, programas e projetos, desenvolvidos por organizações governamentais e não governamentais, com vistas à promoção da melhoria do acesso aos serviços de saúde, realizadas em âmbito local, regional, estadual ou nacional.

3.10 Estudos sobre satisfação do usuário em relação ao acesso e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos pelo SUS.

3.11 Análises e descrições de metodologias de investigação qualitativas, quantitativas e mistas para a pesquisa sobre o acesso aos serviços de saúde e a organização de sistemas de saúde.

3.12 Ensaios sobre o acesso aos serviços de saúde no âmbito do SUS.

4. Prazos

4.1 Chamada para artigos: 03 de Dezembro de 2011 a 30 de abril de 2012.

5. Observações Gerais

5.1 As propostas deverão ser enviadas para o e-mail de Clarice Santos:

dianprabha@gmail.com

5.2 Instruções para Colaboradores sobre Artigos acessar:

www.cienciaesaudecoletiva.com.br, ícone "instruções para colaboradores".

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*