Notícia

Publicação online traz a perspectiva ergológica de Yves Schwartz no Brasil

Capa_RevTES_v9_Supl_WebA nova edição da revista Trabalho, Educação e Saúde (online) acaba de publicar o suplemento n. 1, do volume 9, uma edição temática que traz a perspectiva ergológica de Yves Schwartz em diálogo. São 15 artigos distribuídos em mais de 340 páginas, que apresentam parte da produção cientifica de diferentes grupos e núcleos de pesquisa do país, revisitando diversificados terrenos de investigação sob esta perspectiva teórico-metodológica – educação e formação profissional, gestão, saúde em distintos cenários de trabalho, teleatendimento, indústria petrolífera, comunicação – e mobilizando vários campos disciplinares: engenharia de produção, ergonomia, educação, ciências da saúde, sociologia, comunicação.

A publicação traz uma tentativa inicial de rastreamento do diálogo produzido entre pesquisadores brasileiros e a abordagem proposta por Schwartz. O suplemento traz reflexões do próprio Schwartz e de outros colaboradores estrangeiros, constituindo-se em importante acervo sobre a ergologia no Brasil.

Os artigos que compõem esse suplemento revelam por quais vias chegaram à abordagem ergológica e a adoção de seus conceitos específicos que permitem leituras mais finas e cômodas de questões e desconfortos que foram encontrados no prosseguimento de reflexões sobre o que está em mudança e/ou permanece no trabalho humano.  

O conteúdo em livre acesso está disponível na página: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*