A cidade de Vitória (ES) recebe na próxima semana, dias 4 e 5, 150 representantes dos quatro estados da região Sudeste do Brasil. Gestores e trabalhadores de humanização do Sistema Único de Saúde, das Secretarias Estaduais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde das capitais de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, reúnem-se no 3º Seminário de Humanização da Região Sudeste, a partir das 10h. O evento será transmitido online e você pode conferir clicando aqui.
A atividade é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização, e tem como objetivo o debate sobre o SUS na região, para fortalecer ações de humanização do SUS, analisar e avaliar o trabalho da PNH nos estados e a estratégia do apoio integrado do Ministério da Saúde na região.
O evento também vai abrigar a Feira de Experiências de Humanização, com troca de experiências exitosas no SUS dos quatro estados e fortalecimento dessas ações do SUS que dá certo. Estas experiências serão apresentadas em formatos variados, por meio de música, exposição de filmes, jogos, varal de poesias, mural de fotos, teatro, vivências artísticas e culturais, bem como apresentação oral e pôsteres.
Para o coordenador da PNH, Gustavo Nunes de Oliveira, o evento é importante, pois fortalecerá a troca de experiências entre os gestores e trabalhadores do SUS e contribuir para atualizar a Política Nacional de Humanização sobre o que a região tem produzido para melhorar o acesso da população ao SUS de qualidade.
Sobre a Política Nacional de Humanização
Em 2013, a Política Nacional de Humanização completa 10 anos de atuação no Sistema Único de Saúde. Sua proposta é alterar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS e contribua para suas melhorias.
Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional, o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional a Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais, Coletivos e Regionais , além da formação de gestores, trabalhadores e usuários.
Acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a PNH e se materializam nos serviços de saúde através de diferentes dispositivos para se melhorar o trabalho em saúde: Acolhimento com classificação de risco (que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS), colegiados gestores (que democratizam as decisões), garantia de visita aberta e direito ao acompanhante, projetos de ambiência que contam com a experiência cotidiana dos trabalhadores para as reformas da infraestrutura do serviço de saúde, entre outros.
Serviço:
3º Encontro de Humanização da Região Sudeste do Brasil
Data: 04 e 05 de março
Horário: 10h às 18h
Local: Hotel Sheraton Vitória
Av. Saturnino de Brito 217 Praia do Canto –Vitória – ES
PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA-FEIRA, DIA 4
10:00 –Mesa de Abertura:
Coordenador da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde Gustavo Nunes de Oliveira,
Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, José Tadeu Marino
Secretária Municipal de Saúde de Vitória, ony Itho
Representantes de humanização das SES e SMS dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo
Conferência de abertura:
“Os sentidos da humanização no SUS”, com Gustavo N. Oliveira
14:00– Painel de debates: HumanizAÇÃO: acesso, redes, democracia institucional e produção de conhecimento, com o professor da Universidade Federal Fluminense Eduardo Passos, a professora da Universidade Federal de Santa Maria Liane Righi, a professora da Universidade Federal do Espírito Santo, Maria Elisabeth de Barros, e a consultora da PNH em MG, Ana Rita Castro Trajano.
16:30 –Rodas de conversa – PNH e prioridades
TERÇA-FEIRA, DIA 5
09:00 –Feira de experiências em humanização da atenção e gestão do SUS.
11:30 – Cenário atual do MS e o Apoio Institucional: A formação de redes solidárias, com o coordenador da PNH, Gustavo N. Oliveira, e a coordenadora do Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), Roseni Pinheiro
14:00 –Rodas de conversa.
17:00 –Plenária final de compartilhamento das discussões nos grupos, avaliação e encerramento do Encontro.
Mais informações:
Política Nacional de Humanização
www.saude.gov.br/humanizasus
Fonte: Jornalista da PNH, Mariella Silva de Oliveira Costa
Seja o primeiro a comentar