Notícia

25 anos de VideoSaúde

videosaude_1.jpgComemoração contou com palestra e exposição

Os 25 anos do VideoSaúde foram comemorados com palestra e exposição, no último dia 20, no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Ciências Biomédicas/Icict, no campus Manguinhos. A manhã foi marcada por emoção e troca de afetos em uma série de depoimentos que relembraram a trajetória da distribuidora da Fiocruz.

videosaude_3.jpgEm uma conversa com os presentes, a consultora da Cooperação Técnica Fiocruz-Conass-Conasems, Áurea Rocha-Pitta, uma das fundadoras da VideoSaúde, relembrou a história da Distribuidora, que completa 25 anos juntamente com o Sistema Único de Saúde (SUS), e discutiu a relação entre saúde, comunicação e democracia. “São muitas as questões políticas que permeiam essa história”, disse Áurea.

Na ocasião, foram apresentados ainda os novos projetos da VideoSaúde, fruto de diversas parcerias internas e externas. Tânia Santos, coordenadora geral da VideoSaúde, reforçou o compromisso da Distribuidora com a saúde pública e o diálogo com diversas camadas da sociedade. Para ela, o grande desafio da VideoSaúde agora é a disponibilização do acervo de forma ampla, de modo a contribuir cada vez mais com a democratização da informação no país.

videosaude_5.jpgAo final do evento no dia 20, houve a abertura da exposição multimídia “VideoSaúde – do analógico ao digital”, que faz um passeio pela trajetória da VideoSaúde através da tecnologia e de versos de cordel.

Estiveram presentes a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade; a coordenadora de Comunicação da Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação, Paula Xavier; o diretor do Icict, Umberto Trigueiros; a coordenadora geral do VideoSaúde, Tânia Santos; o presidente da Asfoc, Paulo Garrido; o coordenador do Radis, Rogério Lannes; Maria Cristina Soares Guimarães; além de professores do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), como a coordenadora do Programa, Janine Cardoso, Inesita Soares de Araújo, Cícera Henrique da Silva, Nilton Bahlis e a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro, entre outros convidados.

Conheça mais sobre a VideoSaúde, clicando aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*