Notícia

1º Congresso Brasileiro de Saúde Mental – Perspectivas em Saúde Mental: Diversidade e Aproximações

Realizado entre os dias 03 e 05 de Dezembro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, o 1º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, teve como finalidade “promover, historicamente, as aproximações necessárias entre os diversos atores sociais, os usuários, os familiares, os profissionais e os acadêmicos que fazem deste campo de práticas e saberes um dos mais vibrantes no âmbito do Sistema Único de Saúde”, informou o professor Walter Ferreira de Oliveira, que presidiu o evento.

O Congresso foi viabilizado através de uma parceria firmada entre a ABRASME – Associação Brasileira de Saúde Mental, o Departamento de Saúde Pública da UFSC, órgãos públicos e movimentos sociais.

Por esta razão, sua realização buscou atender a uma necessidade de consolidação de um sistema de saúde que tem como princípios a integralidade, a universalidade de acesso e a descentralização.
 
Dentre outras atividades, os participantes puderam acompanhar mesas de debates, palestras, mini-cursos, oficinas e comunicações orais. Segundo a bolsista de iniciação científica do LAPPIS Cristina Lobato, a diversidade das atividades e informações difundidas durante o congresso, foram de fundamental importância para o melhor aproveitamento de quem presenciou o evento: “Desde o primeiro dia, a programação estava ótima, pois além da mesa de abertura com Paulo Amarante e outros palestrantes, e os tradicionais simpósios e rodas de conversas, houve a apresentação da Banda Harmonia Enlouquece que apresentou músicas de cunho crítico, com um ‘quê’ de desabafo e muito bom humor. Houve ainda apresentação do Grupo teatral Terapeutas da Alegria, que atuam desde 2002 e crescem com a colaboração de graduandos voluntários”. Finaliza.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*