O último dia do XV Seminário Integralidade registrou um resgate da história do grupo de pesquisa entrelaçado com a trajetória do Hospital Sofia Feldman – HSF, em Belo Horizonte, considerado o berço da Integralidade em Saúde pela parceria pioneira e longeva. O encontro foi realizado na manhã de sexta-feira, dia 22 de maio.
A mesa de abertura estavam presentes o presidente da Fundação de Assistência Integral à Saúde, Sr. José Sobrinho, a professora Lélia Madeira, coordenadora da Linha de Ensino e Pesquisa do HSF, o Dr. Ivo Lopes, diretor administrativo do HSF e a lider do grupo de pesquisa CNPq Lappis, a professora Roseni Pinheiro.
A professora Lélia Madeira fez um resgate histórico da parceria que se iniciou em 1999, com a visita do sanitarista David Capistrano com Roseni Pinheiro, quando o médico vislumbrou que o lugar seria o celeiro de um novo modelo de atenção ao parto. A gratidão ao ícone da Reforma Sanitária falecido em 2000 deu nome ao Centro de Parto Normal Dr. David Capistrano da Costa Filho, uma referência nacional e internacional do cuidado humanizado ao parto.
A parceria com o grupo de pesquisa do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde se fortaleceu ao longo dos anos. Entre os principais aprendizados compartilhados estão dar visibilidade ao que se faz, nuclear objetos passiveis de conhecimento, criar capacidade de escutar as próprias vozes e avaliar a critica à pratica cotidiana a partir da fala dos usuários.
Desde então, diversos objetivos vem sendo perseguidos e alcançados. Em 2008 criaram o programa incubadora da integralidade, e atualmente os serviços são referência internacional de atenção. O ensino conta com quatro programas de residência, há um reconhecimento como espaço de formação para o SUS, que contempla o exercício e o desafio da multiprofissionalidade. Na pesquisa há um avanço com as atividades de preceptoria, orientações, tutorias e cerca de 60 monografias estão sendo realizadas.
O Sr. José Sobrinho lembrou o início difícil e com poucos recursos do Hospital. Agradeceu a parceria e destacou o reconhecimento do trabalho crescente que vem sendo desenvolvido por toda a equipe. Para o Dr. Ivo Lopes, um destaque que a professora Roseni Pinheiro trouxe para reflexão e que até hoje é uma preocupação que ocupa suas atividades é o sofrimento do trabalhador.
A professora Roseni Pinheiro, bastante emocionada com as falas, ressaltou a importância do aprendizado mútuo, muito rico e afetuoso com toda a equipe do Sofia Feldman. A primeira Incubadora da Integralidade cumpre muito bem sua função de gestar e impulsionar novos projetos e desafios voltados para a responsabilidade do cuidado e a garantia do direito à saúde.
Seja o primeiro a comentar