XIII Seminário Clipping

XIII Seminário Integralidade começa dia 13 em Cuiabá

Publicado originalmente no site da UFMT.

Na próxima semana, de 13 a 16, Cuiabá sediará o maior evento do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis). Serão seminários, debates, oficinas e minicursos, mostras de trabalhos, apresentações culturais e muito mais que acontecerão na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Hotel Fazenda Mato Grosso e Escola de Saúde Pública (ESP-MT/SES). No dia 14, às 08 horas, terá início o credenciamento e, a seguir a mesa-redonda sobre “O cuidado na atenção primária e nas redes de atenção à saúde”, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade tem como tema a “Construção social da demanda por cuidado” e pretende debater o direito à saúde, o trabalho em equipe e espaços públicos e participação social. Assim como em edições anteriores, haverá a participação de convidados das cinco regiões do país, o que possibilita o diálogo entre pesquisadores da saúde coletiva. A programação completa pode ser conferida aqui.

O evento será realizado pelo Lappis, do Instituto de Medicina Social, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Lappis/IMS/UERJ) e pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal de Mato Grosso (NDS/ISC/UFMT). São parceiros da proposta a ESP-MT e o Aneps, com apoio e patrocínio da OPS, MS, Abrasco, Cepesc/UERJ, ISC/UFMT, Fapemat, F. Uniselva, Cosems/MT, GSP, SMS/Cuiabá.

Mostra de Experiências Exitosas

Experiências e programas bem sucedidos poderão ser expostos na 1º Mostra de Experiências Exitosas de Integralidade em Saúde, que será realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, durante todo o Seminário Nacional do Projeto Integralidade. O regulamento para exposição e as inscrições serão disponibilizadas em breve pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, que é a executora da atividade.

A mostra é coordenada pelo professor Fabiano Tonaco e a expectativa é que 40 trabalhos sejam apresentados.

Minicursos gratuitos

O seminário terá 10 minicursos, sendo seis diurnos e quatro no período noturno. A lista completa pode ser conferida aqui.

A carga horária dessa atividade será de oito horas. A novidade neste ano é que todos serão gratuitos. Direito sanitário, saúde mental, gestão democrática, educação popular são alguns dos temas abordados nos minicursos.

As atividades serão oferecidas pelos pesquisadores convidados de diferentes instituições envolvidas no evento, assim como pesquisadores do grupo de pesquisa do CNPq do Lappis e da UFMT.

Reunião da BVS integralidade

No dia 14 de agosto acontecerá durante o seminário uma reunião da Biblioteca Virtual em Saúde – Integralidade (BVS Integralidade). O encontro é destinado a bibliotecários e será às 13h30, na Escola de Saúde Pública.

O objetivo é divulgar a biblioteca e contribuir para o crescimento do acervo. 

Ágora no seminário

No dia 13 de agosto acontecerá na UFMT a Ágora com apoiadores institucionais e humanização da região Centro-Oeste que será coordenado por Gustavo Nunes (PNH/SAS/MS).

Tenda Paulo Freire – Educação Popular em Saúde

Paulo Freire é conhecido por criticar os modelos tradicionais de educação que são unilaterais e não dão espaço para a criação compartilhada. Levando em consideração as teorias freireanas, a Tenda Paulo Freire já foi apresentada em diversos eventos prestigiados da saúde, como os Congressos da Abrasco, Cebes, Rede Unida e outros.

Márcia de Campos, coordenadora da atividade no seminário, afirma que é um momento de fortalecimento e implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no estado. “A política existe, mas não acontece na prática, a tenda visa mostrar que é possível fazer educação no processo de saúde e, ainda mais, educação popular”, enfatiza.

As tendas têm sido espaços de construção compartilhada do conhecimento, permeadas pelas ideias dos círculos de cultura. No seminário estão programadas espaços de rodas de diálogos, troca de saberes e experiências, apresentações culturais, sala de cuidados com aplicações de reik, massagens, benzimentos, feira popular, chás e um corredor do cuidado.

Os organizadores das atividades da Tenda Paulo Freire no seminário são: Articulação Nacional de Educação Popular e Saúde (Aneps), Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde (CNEPS/MS), Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP/MT), Movimento Popular de Saúde (Mops/MT), Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Associação Brasileira de Homeopatia Popular (ABHP/MT), Rede de Educação Cidadã e Grupo de Saúde Popular (GSP).

Confira a programação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*