Seminários e Eventos

XI Seminário Nacional do Projeto Integralidade

APRESENTAÇÃO

O tema do XI Seminário Nacional do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde inaugurou uma série de iniciativas de pesquisa, ensino-extensão que busca o aprimoramento da discussão do direito humano à saúde. Partindo de uma perspectiva ético-politico-pedagógica, o Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS propôs eixos temáticos que configuram questões fundantes para se pensar o agir político dos atores sociais no cotidiano da saúde.

Iniciamos com as contribuições do debate sobre redes sociais, dádiva e dom como um convite a refletir sobre a diversidade, pluralidade e a universalidade do cuidado integral a saúde como um direito de cidadania. O primeiro eixo temático trata de um debate ético e moral sobre duas características dos sujeitos no agir político em saúde: a virtude e a vontade como nexos constituintes para se repensar uma ética da responsabilidade como imperativo moral da relação entre usuários, profissionais e gestores. O segundo eixo se refere à proposição da ideia de rede cotidianas de cuidado como nucleadora de significados sobre a incorporação do tema das redes sociais nas práticas avaliativas da gestão do direito à saúde. A seguir, focalizando na aprendizagem docente, sendo a ação formativa a questão central para compreender como o professor “se vê por dentro” sobre o ato de ensino que repercute em sua própria formação.

Por último, é repensar a incorporação de novas racionalidades na integração entre clínica e redes de serviços de saúde. Se propôs ainda, em meio à programação, um debate sobre o papel estratégico da extensão universitária nas transformações sociais rumo a garantia da saúde como direito de cidadania e sua interface com os saberes e praticas de ensino e pesquisa. Entendemos que com esses eixos pavimentamos um solo epistemológico teórico-prático fértil, de modo a tornar universal e inexaurível o princípio da integralidade como norteador ético-politico-educativo do sistema público de saúde brasileiro no século XXI.

Coordenadores: Roseni Pinheiro e Aluísio Gomes da Silva Jr.

Data:12 e 13 de setembro de 2011

Local: Recife – Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

PROGRAMAÇÃO

MULTIMÍDIA

VÍDEO

FOTOS

Este slideshow necessita de JavaScript.

CERTIFICADO

Com o intuito de solucionar as dúvidas que chegaram ao nosso canal de contato, informamos que os certificados referentes ao XI Seminário do Projeto Integralidade serão emitidos mediante a lista de presença e enviados posteriormente pelo e-mail do ouvinte/participante.

NOTÍCIAS

APOIO