EnsinaSUS_destaques

Teste de vídeo Ensina SUS

bg_vitruvian_davinci4.jpg

2ª edição do programa Conexão Jurídica Entrevista trata o tema "Direito da Saúde". Com mediação do pesquisador e advogado Felipe Asensi, o programa conta com a participação da professora Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis, e de Carla Carruba, promotora de Justiça do MP/RJ e pode ser conferido na íntegra aqui. 

Provocadas por Felipe Asensi, as convidadas fizeram uma discussão sobre o que significa de fato o direito à saúde no Brasil e aprofundaram o debate em torno do artigo 196 da Constituição Brasileira que aponta a saúde como um direito de todos e dever do Estado. Para a professora Roseni Pinheiro, o direito à saúde está intimamente ligado a uma práxis cidadã, que não apenas garanta o acesso das pessoas à saúde mas a sua inclusão em todos os processos.

Educação permanente, promoção de políticas públicas, o financiamento da saúde, o papel dos profissionais, dos conselhos e dos movimentos sociais, a importância do SUS, democracia, participação, o papel das instituições jurídicas e os grandes desafios para efetivar o direito à saúde no Brasil. Todos esses temas fizeram parte deste Conexão Jurídica Entrevista, gravado em julho e exibido agora.

O programa é uma parceria entre FGV Direito Rio e FGV Online. Num formato que traz sempre convidados para discutir temas contemporâneos do direito, o Conexão Jurídica Entrevista já tratou em outras edições de Direito Desportivo, Copa do Mundo e Olimpíadas e Unidades de Polícias Pacificadora, entre outros exemplos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*