Notícia

Tarde de debate comemora os 30 anos de Radis

radis_30_anos_jpg.jpgAs três décadas do programa Radis serão comemoradas nesta terça-feira, 18, a partir das 14h, com uma tarde de debates, no Salão de Leitura da Biblioteca de Ciências Biomédicas, em Manguinhos. A mesa da abertura contará com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha; do diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Umberto Trigueiros; do diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), Antonio Ivo de Carvalho; e do coordenador do Programa Radis, Rogério Lannes Rocha.

Após a abertura, haverá um debate coordenado pelo diretor do Icict, com ex-presidente do Conasems e atual secretário de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro de Andrade; o ex-coordenador da Radis, Ary Miranda de Carvalho; a pesquisadora do Laces, Janine Cardoso; e o responsável pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Fiocruz, Wagner de Oliveira.

Os ex-coordenadores da Radis – Sérgio Góes de Paula, Célia Almeida, Ary Miranda de Carvalho, José Gomes Temporão (apenas uma edição), Tânia Celeste Nunes e Álvaro César Nascimento – estarão presentes e serão homenageados.

Conheça o Radis

Convite_Radis.pngO Programa Radis nasceu em 1982, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Ensp/Fiocruz, tendo sido idealizado pelo economista e sanitarista Sérgio Góes de Paula, como um projeto para reunir, analisar e difundir informações sobre saúde – uma missão democrática e importantíssima frente ao silêncio imposto pela ditadura militar. O Programa foi pioneiro na abordagem da saúde, segundo o conceito ampliado defendido pela Reforma Sanitária Brasileira.

Os objetivos do projeto original estavam nas iniciais do próprio nome: reunião, análise e difusão de informação sobre saúde, que inovava também por adotar um conceito ampliado de saúde, incluindo qualidade e condições de vida.

O Programa publicou durante 20 anos as revistas Súmula e Tema (até 2002), além de Dados (até 1996) e o tablóide Proposta – O Jornal da Reforma Sanitária (entre 1986 e 1993), renomeado Jornal do Radis (em duas edições de 1994).

Os debates da 8ª Conferência e da Constituição de 1988; a defesa e a crítica do SUS; as discussões sobre ciência, desenvolvimento, determinantes sociais da saúde; a mobilização por mais participação social nas políticas públicas receberam uma cobertura jornalística completa e crítica.

Revista

Pela internet, a revista Radis pode ser lida pontualmente no dia primeiro de cada mês, há pelo menos 10 anos. Pelo correio, 80 mil exemplares chegam, gratuitamente, a todos os conselhos e secretarias municipais e estaduais de Saúde do Brasil, prefeituras, câmaras municipais, assembleias legislativas e os parlamentares do Congresso Nacional, organizações não governamentais, órgãos da mídia, entidades sindicais e de moradores, bibliotecas, escolas, estudantes e profissionais de todos os níveis das áreas da saúde e afins. A assinatura é gratuita, em sintonia com o princípio constitucional de que “saúde é direito de todos e dever do Estado”.

O Programa Radis de Comunicação e Saúde é um caso singular de coerência. Suas publicações balançaram estruturas de poder e pensamento, influenciaram gerações de sanitaristas e o próprio campo da comunicação e saúde. Um belo e raro exemplo de jornalismo reflexivo, investigativo, crítico e independente no Brasil.

Serviço:
30 anos do Programa Radis
Quando:
terça-feira, 11 de dezembro, das 14h às 17h
Local: Salão de Leitura Henrique Lenzi, da Biblioteca de Ciências Biomédicas, Av. Brasil, 4365, Pavilhão Haity Moussatché, Manguinhos
Informações: 3865-3265

Fonte: site do Icict / Fiocruz

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*