XIII Seminário Clipping

Seminário Integralidade na Saúde reúne palestrantes de renome nacional

altPor: Raiana Lira
Fonte: SISMA/MT

(Programação Seminário.pdf – 591 Kb)

Entre os dias 13 e 16 de agosto, Cuiabá vai receber o XXII Seminário Integralidade na Saúde, que vai discutir a construção social da demanda por cuidado, saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde, o trabalho em equipe e os espaços de controle social, dentre outros assuntos. Trata-se de um seminário nacional com mais de 40 palestrantes e painelistas de renome nacional e previsão de 600 participantes entre servidores da Saúde Pública, secretários de saúde, prefeitos, organizações sociais representantes dos usuários, estudantes e profissionais da saúde. A participação é gratuita, inclusive para os mini-cursos com carga horária de até 8 horas, ministrados por pesquisadores das instituições envolvidas no projeto.

As atividades serão desenvolvidas em três ambientes, na Universidade Federal de Mato Grosso, Escola de Saúde Pública e Hotel Fazenda Mato Grosso (veja programação anexa).

A proposta é unir os diferentes nichos acadêmicos, tecnológicos, atores políticos e profissionais envolvidos com a saúde coletiva, em uma troca de experiências que busca, entre outros benefícios, a humanização no atendimento; a integração entre ensino, pesquisa e extensão; e a divulgação de práticas inovadoras relacionadas à organização e atuação das instituições de saúde.

Entre os temas a ser abordados estão a gestão democrática e humanização do cuidado, trabalho em equipe e educação permanente para o Sistema Único de Saúde, atenção domiciliar em saúde, planejamento em saúde para gestores municipais, usuários e trabalhadores da área da saúde pública.

Ao longo do seminário também será montada a tenda Paulo Freire, organizada por diferentes entidades e que vai abordar as práticas populares do cuidado à saúde. A tenda trará atividades como espaço de rodas de diálogos, troca de saberes e experiências, apresentações culturais, salas de cuidado com aplicações de Reik, massagens, benzimentos, feira popular, chás, corredor do cuidado, tudo com muito aconchego.

O evento é realizado pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), do Instituto de Medicina Social, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva, da UFMT, a Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso e a Articulação Nacional de Educação Popular e Saúde.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (65) 3615-8886/8834.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*