XII Integralidade sem fronteiras

Seminário começa e provoca reflexões

mesa_abertura_4.JPGFoi uma abertura oficial para recobrar os ânimos. Depois de três dias de programação prévia e debates intensos, o XII Seminário do Projeto Integralidade teve início na noite de ontem com uma Conferência do professor Paulo Henrique Martins, presidente da Associação Latinoamericana de Sociologia (ALAS). Antes, na cerimônia oficial, a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro, agradeceu a acolhida do povo acreano e se emocionou ao falar da trajetória do Grupo Multicêntrico de Pesquisa Lappis.

Roseni relembrou a forma corajosa com que o grupo encampou o desafio de lançar um sítio avançado do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde no Norte. Hoje, o grupo de pesquisadores tem realizações importantes na região. A tarefa culmina com a realização da décima segunda edição do Seminário da Integralidade, que reúne durante esta semana em Rio Branco pesquisadores de todas as regiões do pais e ainda da Argentina e da Bolívia.

mesa_abertura_2.JPG“Eu acredito que um outro mundo é possível, uma outra ciência é possível, uma ciência sem fronteiras, comprometida com a celebração da vida e a certeza da dignidade humana”, concluiu a sua fala. Participaram da mesa de abertura, além de Roseni Pinheiro,  o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim; o coordenador da Política Nacional do Ministério da Saúde, Gustavo Nunes; o presidente da Fundação de Amparao a Pesquisa do Acre, Pascoal Muniz; a presidente da CADES (Central de Articulação das Entidades de Saúde), Elisama Lima; e Raimunda Araruna, representando a Reitora da Universidade Federal do Acre.

Conferência

mesa_abertura_3.JPGO clima afetivo teve prosseguimento com a Conferência de Paulo Henrique Martins, intitulada “Fronteiras do cuidado na América Latina: a dádiva como travessia nas mediações sociais com a integralidade do direito-humano ao cuidado”. A complexidade do título, repleto de palavras-chave para a discussão que o Seminário propõe, foi desenredada pelo professor que fez um passeio pelas novas formas de refletir sobre o que vem sendo chamado de cuidado e como esse valor tem sidoconstruído na prática.

“Cuidado não significa apenas ter responabilidade com o outro; não pode ser apenas uma ação individual de pessoas sensíveis. Mas deve ser transformado em política pública, gerando um espaço onde os sujeitos ganhem visibilidade”, disse, apontando a discussão sobre a construção da cidadania e de modelos de democracia, como bons pontos de partida para os debates no XII Seminário da Integralidade.

Está feito o convite para os próximos dois dias.

Programação de hoje, quinta-feira, dia 16
DIA 16/08
 
9h – 10h30min – MESA-REDONDA – Cuidado, Direito e Multiculturalidade: os itinerários da justiça na busca por cuidado
Coordenadora: Roseni Pinheiro – LAPPIS-IMS/UERJ
Felipe Dutra Asensi – Direito / Fundação Getúlio Vargas
Gilcely Evangelista – Coordenadoria de Cidadania e Saúde do Ministério Público do Acre
Felipe Machado – Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio /Fiocruz
Pablo Francisco Di Leo – Facultad de Ciencias Sociales / Universidad de Buenos Aires
 
10h30min – 12h – DEBATE
 
12h – 13h30min – ALMOÇO
 
13h30min – 15h30min – MESA-REDONDA – Humanização e Educação Permanente no SUS: itinerários formativos do agir ético-político no cuidado na saúde
Coordenadora: Lilian Koifman – ISC/UFF
Ana Heckert – Psicologia/UFES
Luciana Lustosa Florintino – Núcleo de Humanização e Educação Permanente SMS/Juazeiro – BA
Julio Müller –Instituto de Saúde Coletiva / UFMT
Douglas Angel – SMS / Rio Branco – AC
 
15h30 – 16h30 – DEBATE
 
16h30 – 17h30 – PALESTRA – “Os desafios na garantia dos princípios do SUS na fronteira: universalidade, integralidade e equidade” – Raimundo Angelim – Prefeito de Rio Branco – Acre
 
SERVIÇO:
XII Seminário do Projeto Integralidade
Data: De 13 a 17 de agosto de 2012
Horário: das 9h às 18h
Local: Auditório do Hospital das Clínicas do Acre (Rod BR 364 – Km 2 – Rio Branco-Acre).
O XII Seminário do Projeto Integralidade em Saúde é promovido em parceria do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre. As inscrições para o evento ainda estão abertas.
Acompanhe a cobertura do evento pelo site do Lappis e nas nossas páginas do twitter e facebook.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*