Notícias - XV Seminário

Saúde Coletiva da Bahia recebe Seminário Integralidade em outubro

Conjuntura e mobilização estão na pauta do Seminário Multicêntrico no ISC/UFBA

ISC ufba salvador

Vulnerabilidade, Direito Universal à Saúde e Mobilização Social é o tema da próxima etapa do XV Seminário Multicêntrico do Projeto Integralidade que acontece em Salvador, Bahia, nos dias 22 e 23 de outubro. A organização local do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Comunidade, Família e Saúde: Contextos, Trajetórias e Políticas Públicas – FASA conta com quase 400 participantes inscritos no evento.

A divulgação tem mobilizado pessoas em cursos de graduação e pós-graduação em saúde coletiva e áreas afins, também núcleos de pesquisa, com grande participação de pessoas da área de ciências sociais e saúde.  Também estarão presentes a escola de enfermagem da UFBA e grupos de pesquisa do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA).

 

Inscreva-se                              Conheça a programação

 

Segundo Yeimi Alexandra Alzate López, pesquisadora do FASA e organizadora do evento, uma grande articulação está sendo construída, não só para professores e alunos, como também com as associações e movimentos sociais parceiros do FASA, que também participam do Seminário como expositores.  “Nós apontamos para que o seminário reflita essa pluralidade, para que esses diálogos possam ser feitos”, completa. 

A divulgação da  avaliação dos trabalhos científicos já está disponível aqui. Como houve uma prorrogação na submissão de resumos, encerrada em 30 de setembro, os eixos temáticos estão terminando suas avaliações. “A gente espera que o Seminário reflita tanto pela quantidade, mas pela qualidade do debate, que a discussão seja realmente centrada nas discussões que estamos propondo em cada eixo”, diz Yeimi López, acrescentando que a equipe ficou satisfeita com a boa quantidade de trabalhos recebidos.

 

Conjuntura política na programação

 

jairnilson paim

A abertura do seminário terá a presença do professor Jairnilson Paim, que vai falar sobre os Desafios atuais à universalização do Direito à Saúde. A programação ao longo do Seminário busca articular a discussão sobre grupos vulneráveis, a questão do direito à saúde e a perspectiva da mobilização social.

A expectativa da organização do evento é que os expositores e coordenadores dos eixos temáticos deem destaque à conjuntura atual do país, que está permeando todos os aspectos abordados em cada uma das temáticas. “Nós esperamos que os participantes tenham essa reflexão sobre o que está acontecendo e como isso afeta o SUS e todas as conquistas sociais a partir da reforma sanitária brasileira”, enfatiza a pesquisadora.

O evento é organizado pelo Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Comunidade, Família e Saúde: Contextos, Trajetórias e Políticas Públicas – FASA, coordenado pela professora Leny Trad (ISC/UFBA) e o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), coordenado pela professora Roseni Pinheiro (IMS/UERJ). O encontro marca os 15 anos dos dois grupos de pesquisa. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*