XI Cidadania do cuidado

Redes Cotidianas de Cuidado em destaque no XI Seminário do Projeto Integralidade

cartaz_xiseminario_web

Contagem regressiva para o XI Seminário do Projeto Integralidade, que acontece em Recife, nos dias 12 e 13 de setembro e terá como tema “Cidadania no cuidado: o universal e o comum na integralidade das ações de saúde”. Os professores Itamar Lages (UPE) e Francini Guizardi (ESPJV/Fiocruz), que estarão na mesa de debates “Redes Cotidianas de Cuidado: desafios e possibilidades de incorporação de redes sociais nas práticas avaliativas em saúde”, antecipam para o BoletIN um pouco da discussão agendada para a tarde do primeiro dia do evento.

Para Francini, o tema é bastante inovador ao fomentar uma articulação inédita entre o campo da avaliação em saúde e a temática das redes sociais.  "Essa aproximação pode ser muito fértil na produção de respostas aos problemas e dificuldades vividos no cotidiano dos serviços de saúde, principalmente quando colocamos em foco o processo de institucionalização da avaliação, ainda muito incipiente", comenta.

IMG_0123

Itamar Lages vai levar para o Seminário uma narrativa coloquial sobre como as famílias e grupos comunitários de localidades de baixa renda se articulam entre si com as equipes de PSF e demais órgãos públicos a fim de buscar provisões que atendam às suas necessidades. "Procurarei mostrar que o cuidado é o amálgama dessas relações", pontua Itamar, que apresentará ainda como as Equipes de PSF se organizam para prestar cuidados e os limites que enfrentam quando é preciso encaminhar pessoas para serviços de média e alta complexidade.

DSC03553

"Com base nisso mostrarei as vicissitudes dos grupos comunitários e das Equipes de PSF quanto à prática de avaliação, principalmente quanto as articulações feitas, desfeitas e refeitas. Nesse ponto mostrarei que essa realidade pode ser aprendida mediante o uso do conceito de redes sociais", diz Itamar, que promete ainda mostrar o quanto o conceito de redes sociais, e demais constituintes do aporte teórico-metodológico que tem sido proposto pelo LAPPIS em parceria com outros grupos intelectuais a exemplo do NUCEM, pode contribuir para  avaliação em saúde fazendo com que o conceito de redes sociais seja inserido.

A décima primeira edição do Seminário do Projeto Integralidade será realizada no Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFCH), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e contará ainda com outras quatro mesas redondas, conferências e lançamentos de livros. Na abertura do evento, Conferência com o professor Paulo Henrique Martins, que tratará do tema: "Dádiva e Mediação de redes sociais na saúde: signos e significados para a universalidade das práticas de integralidade do cuidado". A mesa será "Redes Cotidianas do Cuidado" será coordenada por Aluisio Gomes da Silva Jr e também terá a participação de Dario Pasche (DAS/MS) e Cinthia Alves (SMS/Recife).

019

As inscrições para o Seminário podem ser feitas aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*