XV Seminário Integralidade

Programação Centro-Oeste – 29/06 a 03/07

Campus Universidade de Brasilia  foto www cead unb brO XV Seminário Internacional do Projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde tem sua segunda edição multicêntrica na Região Centro-Oeste, sediado em Brasília. O tema do evento é Produção, visibilidade e democratização do conhecimento sobre o cuidado: as práticas como fonte de teoria viva na saúde coletiva. Conheça a programação e participe! As inscrições são gratuitas.

 

 XV Seminario nome1

 

Dia 29/6/2015 

 

9h – 13h

Oficina: Gênero, sexualidade, violência, direitos sexuais e reprodutivos e a integralidade na assistência à saúde (coordenação: Prof.a Claudia Mara Pedrosa, Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências da Saúde, UnB). Oferta do DSC/FCS/UnB.

Detalhes: O objetivo é discutir e problematizar a noção de integralidade a partir das questões em destaque e apresentar experiências inovadoras que tem construído práticas adequadas e coerentes às políticas de equidade em saúde.  Horário: 9h às 13h. 40 vagas. Local: Auditório 2, Faculdade de Ciências da Saúde, Campus Darcy Ribeiro, UnB. Carga horária: 4 horas.

 

14h – 18h

EVENTO CANCELADO Roda de Conversa: Como a produção cientifica pode subsidiar a tomada de decisão dos gestores e profissionais da assistência (coordenação: Prof.a Magda Duarte dos Anjos Scherer, Departamento de Saúde Coletiva/Faculdade de Ciências da Saúde/UnB). Oferta do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho em Saúde, DSC/FS/UnB. 

Detalhes: Socializar resultados de quatro pesquisas científicas que ocorreram no período de 2012 a 2014 na Atenção Primária do Distrito Federal, para gestores e profissionais da assistência.  Horário: 14h às 18h. 30 vagas. Local: Auditório 2, Faculdade de Ciências da Saúde, Campus Darcy Ribeiro, UnB. Carga horária: 4 horas.

 

Dia 30/06/2015 

 

9h – 13h / 14h – 18h

Oficina: Fórum de Conferências Livres de Saúde (coordenação: movimento de Conferências Livres do DF). Oferta conjunta organizada por: DAGEP/SGEP/MS; Conselho Nacional de Saúde, ComunicaFS/FS/UnB; DSC/FS/UnB; Lappis/IMS/UERJ.

Detalhes: O fórum de conferências livres constitui-se num espaço de encontro e formação para a discussão da 15ª Conferência Nacional de Saúde e tem como objetivo reunir experiências e esforços para a discussão de um novo formato para o debate da etapa nacional. Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h. 220 vagas. Local: Auditório 3, Faculdade de Ciências da Saúde, Campus Darcy Ribeiro, UnB. Carga horária: 8 horas.

 

Minicurso: Direitos humanos, saúde e diversidade (coordenação: Prof.a Érica Quinaglia Silva; Prof. Everton Luis Pereira). Oferta conjunta da Faculdade de Ceilândia e do Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências da Saúde, UnB.

Detalhes: Analisar a atenção ao direito humano e fundamental à saúde vinculado à diversidade, sexual, étnica, corporal e social. Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h. 40 vagas. Local: Auditório 1, Faculdade de Ciências da Saúde, Campus Darcy Ribeiro, UnB. Carga horária: 8 horas.

 

14h – 18h

Minicurso: Avaliação participativa em saúde (coordenação: Prof.a Leonor Maria Pacheco Santos). Oferta do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências da Saúde, UnB.

Detalhes: Apresentação dialogada sobre modelos de avaliação participativa; leitura de textos. Produto: proposta de avaliação de serviços (exercício prático). Horário: 14h às 18h. 20 vagas. Local: Auditório 2, Faculdade de Ciências da Saúde, Campus Darcy Ribeiro, UnB. Carga horária: 4 horas.

 

Dia 01/07/2015 

 

9h – 13h

Roda de Conversa: Ferramentas de Inteligência para uso nas tomadas de decisão (coordenação: Prof. Waldir Campelo, Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Fiocruz Brasília). Oferta da Fiocruz Brasília.

Detalhes: Entendendo Inteligência Estratégica como um conjunto de ações coordenadas de busca, tratamento e distribuição de informações úteis, a proposta da Roda de Conversa é discutir sobre as tecnologias, as ferramentas que contribuem para a formulação para a obtenção de informações, mapeamento de atores que possuem o conhecimento, as instituições que delas necessitem. Horário: 9h às 13h. 30 vagas. Local: Sala 1, Fiocruz Brasília, Campus Darcy Ribeiro. Carga horária: 4 horas.

 

8h30 – 12h30 / 13h30 – 17h30

Minicurso: Apoio Institucional – estratégia de qualificação da gestão da atenção primária à saúde (coordenação: Prof. Gustavo Nunes de Oliveira, Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências da Saúde, UnB). Oferta Conjunta: Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Democracia nas Instituições de Saúde (DSC/FS/UnB), Lappis/IMS/UERJ, SAPS/SES/DF).

Detalhes: Princípios e diretrizes gerais para o fortalecimento da atenção básica; modelos de gestão; democracia institucional na gestão da saúde; dispositivos de gestão para o enfrentamento de problemas históricos estruturais da gestão da atenção básica; o apoio institucional como estratégia de reconfiguração da gestão na AB (conceitos, métodos, arranjos e dispositivos de apoio). Horário: das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. 170 vagas. Local: Auditório Externo Fiocruz Brasília, Campus Darcy Ribeiro. Carga horária: 8 horas.

 

14h – 18h

Oficina: Construção da Disciplina Promoção e Equidade em Saúde para os cursos de graduação da Universidade de Brasília (coordenação: Prof.a Dais Gonçalves Rocha, Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências da Saúde, UnB). Oferta conjunta de Movimentos Sociais, Departamento de Saúde Coletiva e alunos da Faculdade de Ciências da Saúde, UnB.

Detalhes: A partir da identificação das principais Políticas Nacionais de Promoção da Equidade em Saúde aprovadas na agenda do gestor federal do SUS, serão discutidos conceitos, competências e procedimentos metodológicos requeridos na formação dos trabalhadores da saúde. Horário: 14h às 18h. 40 vagas. Auditório 2, Faculdade de Ciências da Saúde, Campus Darcy Ribeiro, UnB. Carga horária: 4 horas.

 

14h – 17h

Reunião Técnica da BVS Integralidade

Local: Sala 4, Fiocruz

 

19h – 21h

Mesa de Abertura

Local: Auditório 3 – Faculdade de Ciências da Saúde, UnB

Participantes: Roseni Pinheiro (UERJ, coordenação nacional do Seminário); Gustavo Nunes de Oliveira (UnB, coordenação local do Seminário); Chefe Departamento de Saúde Coletiva (DSC/FS/UnB); Direção Faculdade de Ciências da Saúde/UnB; Direção da Fiocruz Brasília; Coordenação Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UnB; Representante Ministério da Saúde; Representante da Secretaria Estadual de Saúde; Representante de Centro Acadêmico.

 

Dia 02/07/2015

 

9h-10h30

Mesa-Redonda – Desafios para a construção da integralidade nas políticas públicas – o enfrentamento das desigualdades e iniquidades em saúde

10h30-12h30 – Debate

Coordenador: Gustavo Nunes de Oliveira (FS/UnB)

Expositores: Dario Pasche (UFSC), Pablo Francisco Di Leo (IIGG/UBA/CONICET), Francini Lube Guizardi (Fiocruz), Marden Marques Soares Filho (Política Sistema Prisional – Ministério da Justiça); Katia Souto DAGEP/MS.

Local: Auditório 3 – Faculdade de Ciências da Saúde, UnB

 

14h-15h30

Mesa-redonda – Integração ensino-serviço-extensão e as metodologias participativas de pesquisa no reconhecimento das práticas de cuidado como fonte viva de produção de conhecimento

15h30-17h30 – Debate

Coordenador: Rodrigo Pinheiro Silveira – CCSD/UFAC

Expositores: José Ricardo Ayres (USP), Liane Beatriz Righi (UFRGS), Dais Gonçalves Rocha (DSC/UnB), Tatiana Gerhardt (UFRGS), Felipe de Oliverira Lopes Cavalcanti (DEGES/SGETSMS).

Local: Auditório 3 – Faculdade de Ciências da Saúde, UnB

 

17h30 – 19h – Intervalo

 

19h-20h30

Mesa Redonda – Clínica, cuidado e integralidade como conceitos revolucionários no campo da Saúde Coletiva 

20h30min-21h – Debate

Coordenador: Gustavo Nunes de Oliveira (UnB)

Expositores: José Ricardo Ayres (USP), Liane Beatriz Righi (UFRGS), Roseni Pinheiro (IMS/UERJ), Fabio Hebert da Silva (UFES); Julio Muller Neto (UFMT)

Local: Auditório 3 – Faculdade de Ciências da Saúde, UnB

 

Dia 03/07/2015 

 

9h-11h

Mesa Redonda – Produção, visibilidade e democratização do conhecimento sobre o cuidado: as práticas como fonte de teoria viva na saúde coletiva

11h-12h30 – Debate

Coordenadora: Roseni Pinheiro (IMS/UERJ)

Expositoras: Rodrigo Pinheiro Silveira (UFAC), Silvéria Santos (UnB), Andre Mendonça (IMS/UERJ), Ana Valéria Machado Mendonça (UnB)

Local: Auditório 3 – Faculdade de Ciências da Saúde, UnB

 

14h-15h30

Mesa-redonda: Interfaces da integralidade em saúde, justiça e direito à saúde: práticas de cuidado, singularização e democratização nas instituições de saúde

Local: Auditório 3 – Faculdade de Ciências da Saúde, UnB

15h30-16h30 – Debate

Coordenador: Tatiana Gerhardt (UFRGS)

Expositores: Silvia Badim Marques (FCE/UnB), Felipe Asensi (IMS/UERJ), Pablo Francisco Di Leo (IIGG/UBA/CONICET – Argentina), Francini Lube Guizardi (Fiocruz Brasília)

 

16h30 – 17h30

Mesa de encerramento e avaliação do Seminário

Local: Auditório 3 – Faculdade de Ciências da Saúde, UnB

 

 Comissão organizadora e comitê técnico-científico

 XV seminario apoiadores CO

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*