Notícias

PRÉ EVENTO DO XIV SEMINÁRIO INTEGRALIDADE – CONFIRA AS ATIVIDADES DO DIA

Hall credencimentoHoje, pela manhã, iniciaram-se as atividade de Pré Evento do XIV Seminário Integralidade na UFRGS, em Porto Alegre. Muitos participantes mostraram interesse nos diversos minicursos gratuitos, fazendo com que a movimentação no hall de credenciamento acontecesse antes das oito horas. Monitores, professores e a organização do evento se revezaram para instruir a todos e não deixar ninguém de fora. Paralelamente, acontecia a montagem da exposição do Projeto Memória, que foi feita por Letícia Mattos, gestora de projetos, e Itamar, graduando de Saúde Coletiva (monitor do evento), além de outros parceiros dispostos a ajudar. A exposição aborda visualmente, através de linha do tempo, fotos, cartazes e telas, os 30 anos da Comissão de Ciências Sociais e Humanas da ABRASCO. Foi montado também um espaço exclusivo para o estande da editora da própria ABRASCO, com venda de títulos de diferentes temáticas, e, onde serão lançadas amanhã (14/10) as publicações organizadas por Roseni Pinheiro, Fábio Hebert, Aluísio Gomes e Tatiana Coelho, “Práticas de Apoio e a Integralidade no SUS: por uma estratégia de rede multicêntrica de pesquisa”, e “Experienci(ações) e práticas de apoio no SUS: integralidade, áreas programáticas e democracia institucional”.

A Ágora Humanização recebeu representantes da PNH, que debateram sobre suas experiências no Ministério. Ocupando vários espaços da universidade, os cursos oferecidos tiveram um público com saberes bem diversificados, mas que surpreendeu pela juventude. Foram ministrados os seguintes cursos:

– Felipe Asensi e Roseni Pinheiro ministraram o curso “Direito Humano à saúde: revisitando o conceito teórico do cuidado como valor na cultura. Onde fizeram uma roda de conversa.

– Tatiana Engel e Aluísio Gomes, deram o curso “Itinerários Terapêuticos e trajetórias de cuidado: contribuições para projetos terapêuticos e avaliação do cuidado em saúde”, falando dos elementos subjetivos das práticas alternativas, que devem ser consideradas na área da saúde.

– Rodrigo Silva, preparou conteúdos com o tema “Formação, redes e integralidade do cuidado nas fronteiras”, considerando os tamanhos dos territórios e a diversidade brasileira.

– Fábio Hebert e Gustavo Nunes, falaram sobre Apoio Institucional. Aproveitando para levar os participantes até a segunda parte da Ágora Humanização, onde assistiram ao documentário produzido pelo LAPPIS sobre o tema.

– Madel Luz, deu o curso intitulado “Cultura do Corpo”, abordando aspectos da alimentação, da constituição física do corpo, e dos paradigmas vitalistas.

– Pablo Di leo, falou sobre “Violência, educação e jovens”, tema bastante atual na sociedade em que vivemos e que conversa bastante com o espaço em que o curso se insere; a universidade.

– Marta Lopes, ministrou o curso “Estudos rurais e saúde: compartilhando teoria e método”, citando a violência contra a mulher no meio rural e as limitações de produção de alimentos.

– Cristiane Famer, falou sobre “Comunicação, educação e saúde”, enfatizando como as narrativas midiáticas e os comunicados sobre doenças e tratamentos usam ferramentas distintas para passar a mensagem.

– Ana Auler, ministrou o curso chamado “Gestão de serviços de saúde no âmbito do SUS”, trazendo elementos audiovisuais que vão além do universo dos serviços, para contextualizar o tema.

O documentário “Apoio em ação: experiências integradas”, que retrata as devolutivas da pesquisa sobre apoio institucional foi exibido por volta das 14:00 horas, no auditório do Salão de Atos, conquistando a atenção do público presente, estabelecendo assim continuidade à Ágora. Em seguida, houve um debate com a equipe de pesquisadores em torno do tema.

Ainda nesta segunda parte do evento, tivemos as 17:30, a Mesa de abertura; solenidade que inicia oficialmente o Seminário, com a participação de representantes da UFRGS, de Dário Pasche, da Secretária de Saúde Sandra Fagundes, seguida da Conferência Magna, com a Professora Doutora Madel Luz, onde se deu o encerramento do dia.

Para as atividades de amanhã, é esperado um número bem significativo de participantes.

Não perca o XIV Seminário Internacional Integralidade!

Confira fotos, vídeos e chamadas na nossa página do Facebook e aqui no site.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*