XII Integralidade sem fronteiras

Participe do XII Seminário da Integralidade

CARTAZ XII Seminario_p_1.jpgFalta menos de um mês para o XII Seminário da Integralidade, que acontece em Rio Branco, no Acre, entre os dias 13 e 17 de agosto. A edição deste ano tem como tema: “Integralidade sem fronteiras: itinerários formativos, de justiça e de gestão na busca por cuidado” e as inscrições podem ser feitas aqui no site do Lappis. Basta clicar no link (https://www.lappis.org.br/site/inscricao.html) e preencher o formulário. A ABRASCO Livros confirmou sua presença no evento, que vai reunir estudantes, pesquisadores, gestores, trabalhadores, usuários, docentes e associações públicas das cinco regiões do Brasil e de países vizinhos.

Para Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis e idealizadora dos seminários da Integralidade, o momento será oportuno para trabalhar com o tema das fronteiras, entendendo fronteiras com toda a riqueza a que o substantivo remete: fronteiras de saberes e de práticas culturais, além das fronteiras geográficas. “Serão muitas atividades dedicadas ao tema das fronteiras, em todos os sentidos”, diz Roseni. Durante o Seminário, estarão em pauta questões relacionadas à formação médica, à acessibilidade, ao cuidado, à educação médica nas fronteiras, ao trabalho em equipe nessas regiões, ao direito à comunicação, entre outros assuntos.

A programação deste ano está dividida em dois momentos complementares (Veja o dia-a-dia do Seminário em https://www.lappis.org.br/site/programa.html). O primeiro deles antecede o seminário e terá início já no dia 13, com o Encontro Regional Norte de Humanização e Apoio Institucional, sob a coordenação do professor Gustavo Nunes. No dia 14, o Pré-Seminário prossegue com a realização da Ágora “Áreas programáticas estratégicas em saúde e Integralidade do cuidado: as fronteiras das políticas específicas na efetivação do direito humano à saúde”, seguida por mesas-redondas e debates ligados à temática do Seminário.

Já a conferência de abertura do seminário propriamente dito está programada para o dia 15 e terá como título: “Fronteiras do cuidado na América Latina: a dádiva como travessia nas mediações sociais com a integralidade do direito humano ao cuidado”, ministrada pelo professor Paulo Henrique Martins. Durante dois dias, o Seminário vai discutir, no formato de mesas-redondas e debates, os seguintes temas: “Cuidado, Direito e Multiculturalidade: os itinerários da justiça na busca por cuidado”; “Humanização e Educação Permanente no SUS: itinerários formativos do agir ético-político no cuidado na saúde”; “As fronteiras do trabalho em equipe nas fronteiras: entre o geral e o específico na gestão do cuidado na saúde”; e “Avaliação na produção do cuidado em saúde: efeitos epistemológicos, políticos e normativos na racionalidade biomédica em saúde”.

SERVIÇO:
XII Seminário do Projeto Integralidade
Data: De 14 a 17 de agosto de 2012
Horário: das 9h às 18h
Local: Auditório do Hospital das Clínicas do Acre (Rod BR 364 – Km 2 – Rio Branco-Acre).
Mais informações no site do Lappis: https://www.lappis.org.br/site/
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*