Notícia

O Projeto Apoiadores Regionais: com o compromisso dos apoiadores regionais mais uma nova etapa se inicia

Criado em 2012, e agora em sua sexta fase, o Projeto Apoiadores Regionais é resultado de cooperação técnica acadêmica entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) e o Laboratório de Pesquisas Lappis, que vem contribuindo nessa parceria para desenvolver o processo de regionalização da saúde do estado do Rio de Janeiro.

Seu objetivo é promover o apoio institucional regionalizado aos gestores municipais de saúde fluminenses em suas relações com o governo estadual, municípios e nas relações interfederativas da região.

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ, a professora Ana Maria Auler é uma das coordenadoras, juntamente com a líder do grupo de pesquisa Lappis – Roseni Pinheiro -, ela fala qual é a importância do projeto para o SUS e para os gestores municipais fluminenses.

“O projeto vem se mostrando uma experiência exitosa na trajetória do COSEMS RJ, capaz de produzir impacto na organização e estruturação das regiões de saúde, através da atuação dos Apoiadores, técnicos que atuam no território, socializando a informação e potencializando os canais de comunicação entre todos os atores que atuam no campo das políticas públicas de saúde, especialmente os gestores municipais e suas equipes técnicas”.

O trabalho dos apoiadores regionais

Os apoiadores vivenciam, no cotidiano das suas ações, o desafio de manter viva a capacidade de reflexão e transformação da gestão municipal para consolidação do SUS nas regiões de saúde, através da integração entre o COSEMS RJ e os Secretários de Saúde. Eles atuam junto a gestão municipal no sentido de alterar o padrão hegemônico da produção das práticas de saúde, visando a construir uma rede de serviços cuidadora e participativa, para além do território do município.

Como coordenadora técnica, Ana Maria acompanha o trabalho dos apoiadores e sistematiza a experiência, já tendo sido produzidos um artigo, 2 livros, sendo um deles o “Manual do (a) Gestor (a) Municipal Do SUS ‘Diálogo no Cotidiano’” e um documentário apresentando a experiência.

A contribuição do projeto para o grupo de pesquisa Lappis

O principal papel do grupo de pesquisa, neste caso, é apoiar o registro da experiência permitindo sua avaliação e divulgação. A experiência do LAPPIS contribui nas reflexões propostas aos apoiadores e na produção do registro da experiência.

Atualmente a parceria com o LAPPIS viabiliza a participação de três apoiadores, profissionais com formação em políticas públicas de saúde, que acompanham as regiões Norte, Noroeste, Metropolitana I e Médio Paraíba, de forma presencial e à distância, participando de todas as instâncias de governança regional e estadual. Além disso, acompanham grupos de trabalho regionais e estaduais, conforme demanda técnica, reunião de Diretoria do COSEMS RJ e Assembleia de Gestores.

Visto que o projeto logo iniciará mais uma nova etapa, Ana Maria demonstra qual é a relevância da continuidade do projeto, “A continuidade é fundamental, pois atualmente a governança regional, pilar do SUS, é fortalecida através desta estratégia. O projeto cumpre um importante papel estratégico para a consolidação do SUS no estado do Rio de Janeiro, contribuindo para o fortalecimento da governança regional e das relações entre os entes federados. O desejo é que o SUS se fortaleça e que o Projeto contribua para o enfrentamento dos inúmeros desafios que se colocam para efetivação do direito à saúde da população”, finaliza.