XII Integralidade sem fronteiras

Mesa-redonda vai discutir humanização no SUS durante XII Seminário da Integralidade

helio_melo7.jpgQuando agosto chegar e tiver início o XII Seminário do Projeto Integralidade, no Acre, uma das mesas de debates vai tratar da “Humanização e Educação Permanente no SUS: itinerários formativos do agir ético-político no cuidado na saúde”. A professora Ana Heckert, da Universidade Federal do Espírito Santo, é uma das convidadas para discutir o tema ao lado de Lilian Koifman (ISC/UFF), Ana Auler (Lappis-IMS/UERJ), Júlio Muller (ISC/UFMT), Luciana Florintino (SMS/Juazeiro) e Douglas Angel (SMS/Rio Branco).
Ao BoletIN, Ana Heckert antecipa um pouco do debate.

Para ela, o tema do seminário este ano, “Integralidade sem fronteiras: itinerários formativos, de justiça e de gestão na busca por cuidado”, traz uma grande contribuição ao pensar a integralidade do cuidado conectada com os modos de fazer os processos de formação e de gestão. “E esta afirmação ainda se coloca como um desafio a ser enfrentado cotidianamente nas práticas de saúde coletivas e nos modos de operar as políticas públicas de saúde”, diz Ana Heckert.
 
No que se refere a uma integralidade sem fronteiras, Ana avalia que o Lappis afirma a importância de aprender com as experiências concretas que profissionais e usuários do SUS efetuam pelo país. O deslocamento do Seminário que, desde o ano passado, deixou o Sudeste rumo a outras regiões, só vem reforçar isso. “Essa itinerância do Lappis, efetuando seu seminário este ano na região Norte, é a expressão de uma aposta ético-política deste grupo de enfrentamento de iniquidades ainda presentes nas políticas públicas”, completa a pesquisadora.
 
SUS: conquistas e desafios
 
Serão quatro dias de debates, mesas-redondas e palestras num ambiente marcado pela troca de saberes. Na tarde do dia 16 de agosto, a mesa da qual participa Ana Heckert vai discutir o Sistema Único de Saúde sob a perspectiva da humanização e do cuidado. “O debate em torno dessa temática ainda se coloca como fundamental”, diz Ana. “Considero que temos práticas éticas sendo exercidas no âmbito do SUS, uma profusão de experiências de reinvenção desse sistema, mas que ainda convivem com práticas de maltrato com a vida, financiamento insuficiente, processos de formação ainda desconectados do que se passa no cotidiano do SUS, gestão do trabalho que se fazem de forma hierarquizada e verticalizada”.
 
O Seminário será uma boa oportunidade, portanto, para discutir esses desafios. “Precisamos aprender com os avanços efetuados, com as experiências que se espraiam pelo país”, diz ela. “Mas precisamos também estar atentos ao que se passa neste cotidiano, problematizando como os princípios do SUS têm sido operacionalizados e ainda como afirmar a radicalidade destes princípios sem conexão com as demais políticas públicas”, conclui.
 
A expectativa para o Seminário
 
O BoletIN quer saber qual a expectativa dos participantes para o XII Seminário e, ao mesmo tempo, indaga como avaliam esse encontro que vem acontecendo ao longo dos últimos 11 anos. Vejam o que pensa a pesquisadora Ana Heckert (foto):ANA_HECKERT.jpg
 
“Os seminários do Lappis sempre se constituíram como uma grande roda de conversa, em que o debate de posições políticas e proposições não é escamoteado. Os seminários congregaram ao longo destes 11 anos profissionais e estudantes de todo o país, debatendo questões candentes da política pública de saúde, abrindo espaço para perspectivas diversas de análise, afirmando que a polifonia é condição de produção e implementação de políticas públicas. E ainda, um seminário sem cobrança de inscrição, afirmando com isso a dimensão pública da universidade e sua responsabilidade ético-política com a construção do SUS. Neste ano um desvio importante foi efetuado quando decide-se por realizar o seminário na região Norte, conectado às lutas dos povos da floresta, das populações ribeirinhas e da cidade. Região Norte que ainda convive com efeitos deletérios da iniqüidade das políticas públicas e que em meio a estes processos inventa modos de produzir saúde. A expectativa é que este deslocamento do eixo sudeste traga outras indagações para todos os que participarão deste processo”.
 
Serviço:
XII Seminário do Projeto Integralidade
Data: 14 a 17 de agosto de 2012
Horário: das 9h às 18h
Local: Auditório do Hospital das Clínicas do Acre – Rod BR 364 km 2 – Rio Branco (AC) 
Inscrições: em breve, estaremos divulgando aqui o link para as inscrições
Confira programação completa aqui.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*