XIII Seminário Clipping

Mauri participa do XIII Seminário da Integralidade

alt

POR CIDA CAPELASSI 
O secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima, participou na manhã desta quarta-feira (14/08), do debate  do XIII Seminário Integralidade, promovido pela  Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com apoio da  Escola de Saúde Pública (ESP-MT/SES). O XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade tem como tema a “Construção social da demanda por cuidado” e pretende debater o direito à saúde, o trabalho em equipe e espaços públicos e participação social.
A Mesa redonda discutiu o tema O Cuidado na Atenção Primária e nas Redes de Atenção a Saúde e teve como expositores Heider Pinto-Diretor da Atenção Básica – MG, Jurandir Frutuoso – Secretário Executivo do CONASS, Paulo Poli – Atenção Básica – Curitiba-PR ,João Henrique Scatena – Instituto Saúde Coletiva – UFMT e Kátia Damascena da Silva-ONG Coração Amigos.
 
O evento  faz parte do calendário anual dos pesquisadores e profissionais de saúde coletiva. Para o professor Júlio Müller da Universidade Federal de Mato Grosso e  pesquisador do Sítio Avançado Lappis-Centro-Oeste, ” os Seminários da Integralidade têm uma característica peculiar. Ao se orientar pelo conceito de integralidade, eles terminam por mobilizar não apenas os pesquisadores e produtores de conhecimento”, diz o professor, “mas também aqueles que estão em serviço, construindo o SUS no cotidiano e as diferentes instâncias onde se dão as práticas de trabalho”.
O Secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima enalteceu o evento,e disse que os debates visam fortalecer as formas de Gestão do SUS, o aprimoramento dos processos de trabalho bem como a interação entre trabalhadores e usuários. “São várias mesas de debates e acima de tudo a troca de experiência de cada debater norteará  a gestão do Sistema Único de Saúde no fortalecimento de seus preceitos  a Universalidade, a Equidade e a  Integralidade”
O XIII seminário da Integralidade: Construção Social da Demanda por Cuidado acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso de 13 a 16 de agosto.
O evento é  realizado pelo Lappis, do Instituto de Medicina Social, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Lappis/IMS/UERJ) e pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal de Mato Grosso (NDS/ISC/UFMT). São parceiros da proposta a Escola de Saúde Pública/SES-MT-MT e o Aneps, com apoio e patrocínio da OPS, MS, Abrasco, Cepesc/UERJ, ISC/UFMT, Fapemat, F. Uniselva, Cosems/MT, GSP, SMS/Cuiabá e Grupo de Saúde Popular (GSP).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*