Notícia

Liberdade e autoridade foram os conceitos debatidos na 2° sessão coordenada do Pré-Colóquio Hannah Arendt

A segunda sessão coordenada do período da tarde do Pré-Colóquio Internacional Interdisciplinar Hannah Arendt, teve como tema dois eixos: “Diálogo e Relações intersubjetivas entre saberes e práticas sociais”; e “Humanização da Saúde, Gestão e Direitos Humanos”. A coordenação da Mesa foi feita pelo professor Rodrigo da Silveira (UFAC).

“Foram apresentados quatro trabalhos com objetos diferentes que passaram principalmente pela categoria de liberdade e autoridade da obra de Hannah Arendt ‘Condição Humana’. Isso possibilitou uma discussão sobre os conceitos e da aplicação desses conceitos de Arendt na área da Saúde, Direito, Filosofia, entre outros”, comentou Rodrigo sobre os trabalhos apresentados.

O primeiro trabalho apresentado foi das autoras Valesca Rodrigues de Souza e Luci Helena Silva Martins que teve como tema “A arte cinematográfica como rememoração: uma leitura de filmes que remetem ao nazismo, a partir de Hannah Arendt”.

Silvio Medeiros, Luci Helena Silva Martins e Luciana Lenoir foram os autores do segundo resumo expandido. O tema foi: Diálogos contemporâneos: Arendt e o que nos afasta e aproxima na política e no ‘direito a ter direitos’.

“As práticas restaurativas como ‘ilhas de liberdade’” foi o tema do resumo expandido que Aline Lopes, Alexandrina da Rocha, Elisa Bauer e Mariana Rubiano realizaram. “Tal pesquisa busca identificar os elementos das práticas restaurativas como elementos que propiciam a realização da política sob a perspectiva de Hannah Arendt”, comentou Aline sobre o trabalho.

O último resumo expandido que foi apresentado teve como tema “A crise da autoridade na saúde: humanização, poder e violência”. Yuri Azeredo e Lilia Schraiber são os autores desse trabalho.

Texto por Camila Spínola (Voluntária Lappis)