XIII Seminário Clipping

Lappis realiza o XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade, em Cuiabá (MT)

Por Graça Portela
Publicado originalmente no site do ICICT.

Entre 13 e 16 de agosto de 2013, a cidade de Cuiabá (MT) sediará o XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade, com o tema Construção Social da Demanda por Cuidado – revistando o direito à saúde, o trabalho em equipe e os espaços públicos e participação. O encontro é realizado pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Lappis/IMS/Uerj), em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (NDS/ISC/UFMT).

A previsão é que o Seminário reúna cerca de 500 participantes, entre estudantes, profissionais e gestores/as de saúde, movimentos sociais e professores/as, com mesas redondas que contarão com palestrantes de renome da Saúde Coletiva e das Ciências Sociais e Humanas em Saúde, como Janine Cardoso, coordenadora do PPGICS/Icict e Juliana Lofego, também do Icict.

As atividades acontecerão na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Escola de Saúde Pública e no Hotel Fazenda Mato Grosso, e, em função da grande procura, as inscrições acabam de ser encerradas, havendo ainda vagas para alguns minicursos previstos na programação, com carga horária de até oito horas.

Para ampliar o acesso aos debates, as mesas redondas terão transmissão em tempo real, veiculada diariamente no portal do Lappis, que também disponibilizará matérias e cobertura pelas redes sociais do Laboratório. A proposta é reunir diferentes públicos, seja do universo acadêmico e da pesquisa, seja dos segmentos de saúde, com o objetivo de promover um intercâmbio de experiências e análises sobre questões como: humanização no atendimento em saúde; integração entre ensino, pesquisa e extensão; gestão democrática; comunicação, informação e saúde; trabalho em equipe; educação permanente para o Sistema Único de Saúde; entre outros.

Ao longo dos dias do XIII Seminário da Integralidade, teremos também a tenda Paulo Freire, da Educação Popular em Saúde, como um espaço de construção compartilhada do conhecimento, permeadas pelas ideias dos círculos de cultura desenvolvidos na pedagogia Freireana. Além disso, estão previstas reuniões técnico-científicas, como a VIII Reunião do Conselho Consultivo e Executivo da BVS Integralidade, como parte do plano de trabalho junto à OPAS/BIREME/OMS e à Rede BVS Brasil do Icict/FIOCRUZ.

Outras informações podem ser obtidas no site do Lappis/IMS/Uerj para o evento

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*