XII Integralidade sem fronteiras

Júlio Müller fala sobre a importância dos seminários da Integralidade

DSC02165.jpg“Os seminários da Integralidade já entraram para a história da construção do Sistema Único de Saúde no Brasil”. Essa é a opinião do pesquisador Júlio Müller (ISC/UFMT) que vai participar desta XII edição, entre os dias 14 e 17 de agosto, no Acre, como debatedor na mesa-redonda: “Humanização e Educação Permanente no SUS: itinerários formativos do agir ético-político no cuidado na saúde”. Com ele no debate, estarão ainda Douglas Angel (SMS/Rio Branco), Luciana Fiorentino (SMS/Juazeiro), Lilian Koifman (ISC/UFF), Ana Heckert (Psicologia/UFF) e Ana Auler (Lappis/UERJ). As inscrições para o Seminário já estão abertas e podem ser feitas aqui mesmo no site do Lappis.
 
Para o médico-sanitarista e professor do ISC/UFMT, que tem participado com frequência dos seminários da Integralidade, o Lappis acerta ao trazer a discussão deste ano para o tema “Integralidade sem fronteiras: itinerários formativos, de justiça e de gestão na busca por cuidados”. O fato de acontecer no Acre abre possibilidades para uma discussão riquíssima, segundo ele. “Afinal, nosso sistema de saúde é único mas não é o mesmo de Norte a Sul do país. Teremos a oportunidade de trazer para dentro do debate toda a especificidade cultural, social e política da região Norte”, diz. “E, em última análise, essas são outras possibilidades de trabalhar o tema da humanização e do cuidado na saúde”.
 
Júlio enfatiza a importância de trazer para o centro da cena temas contra-hegemônicos e que não predominam nos debates sobre o SUS. “O que vemos, de uma maneira geral, é uma fragmentação muito grande: gestores preocupados com financiamento; usuários e profissionais com interesses diversos; trabalhadores sem foco na questão do usuário, uma vez que as condições de trabalhos são muito ruins”, enumera. “Portanto, colocar na agenda o debate sobre práticas como a humanização e o cuidado, por si só, já é extremamente relevante e um grande mérito”.
 
Essa é a intenção do Seminário da Integralidade ao reunir pesquisadores, docentes e discentes da rede multicêntrica de pesquisa Lappis e diferentes pesquisadores, marca_lappis_XII_seminario.jpgpromotores, gerentes e gestores de outras instituições de ensino, saúde e justiça para quatro dias de debates. “Não temos ainda os próprios princípios do SUS em plena vigência. E não teremos enquanto trabalhadores (gestores, funcionários) e pesquisadores não tiverem como preocupação central o cuidado com o usuário”, completa Júlio Müller. “Acredito que a Integralidade contempla a importância do conceito para o SUS”. 
 
O BoletIN quer saber qual a expectativa dos participantes para o XII Seminário da Integralidade. Vejam o que diz Júlio Müller:
 
“As minhas expectativas são as melhores possíveis. Adorei a programação, a proposta temática, os convidados, tudo. Já participei de outras edições e sei como funciona, mas independente disso, penso que os seminários da Integralidade já entraram para a história da construção do SUS no Brasil. Isso não é pouca coisa. Esse esforço permanente de trazer temas da maior relevância e convidados para o debate é louvável. Vai ser muito bom”.
 
No site do Lappis e BoletIN, você acompanha, semanalmente, notícias, entrevistas e novidades sobre o evento.
 
Serviço:
 
XII Seminário do Projeto Integralidade.
Data: 14 a 17 de agosto de 2012
Horário: das 9h às 18h
Local: Auditório do Hospital das Clínicas do Acre – Rod BR 364 Km 2 – Rio Branco (AC)
Inscrições: https://www.lappis.org.br/site/inscricao.html
Confira a programação completa aqui.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*