Notícia

O primeiro dia do Pré-Colóquio Internacional Interdisciplinar Hannah Arendt reúne trabalhos científicos de diversos estados

A primeira sessão coordenada do I Pré-Colóquio Internacional Interdisciplinar Hannah Arendt, reuniu trabalhos científicos de acadêmicos de diversas universidades de todo o país. Os debates giraram em torno do eixo: “Diálogo e Relações Intersubjetivas Entre Saberes e Práticas Sociais”.

O doutorando Vinícius Machado, orientando pela Profa. Roseni Pinheiro, foi o primeiro a apresentar o resumo expandido que falou sobre “As contribuições de Hannah Arendt e Paulo Freire para o exercício da liberdade na promoção da saúde escolar: a ação política para a constituição de um mundo comum”.

Para Vinícius Machado e Roseni Pinheiro, “O amor mundi e a amorosidade,  legados a nós por Hannah Arendt e Paulo Freire, respectivamente, constituem a escolha radical, fundante e fonte da ação para a preservação e a renovação do mundo, que também se realiza no cuidado e no autocuidade que a comunidade escolar é capaz de exercer para a promoção de sua saúde”.

O segundo resumo expandido apresentado, de autoria de Carolina Terruggi e Adriana Marcondes Machado, teve como tema: “Construindo posições no Percurso da Pesquisa em Educação”. Para as autoras, “este trabalho, que se arrisca nas fronteiras do método cartográfico e dos pressupostos filosóficos de Hannah Arendt, desenvolve posições éticas possíveis ou até indispensáveis, em uma pesquisa em educação, que firmam compromissos no pesquisar, recusando a neutralidade do pesquisador e comprometendo-se a trabalhar com a imprevisibilidade do encontro com o outro”.

“Direitos humanos na era moderna: uma abordagem a partir da obra de Hannah Arendt” foi o tema resumo expandido de Thiago Coelho Pietro, Eduardo Morello e Heloíse Montagner Coelho.

Conforme Thiago Pietro expôs, “compreender o significado dos direitos humanos representa para a atual filosofia política uma incumbência importante. O legado da obra de Hannah Arendt fornece elementos sólidos para pensar o problema do fundamento dos direitos humanos, alicerçados no princípio do ‘direito a ter direitos”.

O último resumo apresentado na mesa teve como tema: “Espaço Público: a concepção Arendtiana na Integralidade do cuidado em saúde”, dos autores Barbara Bulhões, Thaís Jeronimo, Roseni Pinheiro e Felipe Asensi.

O resumo teve como objetivo fomentar uma discussão sobre como a concepção de Espaço Público de Hannah Arendt dialoga com a ideia de integralidade do cuidado em saúde. Os autores seguiram um caminho teórico que substanciará as diversas reflexões e debates oportunizados no Colóquio. “Para isso, trataram a integralidade como ação social dependente da possibilidade de interações democráticas e discutirão o Espaço Público como o espaço de oportunidade do diálogo”, afirmou Barbara.

Para a professora Silvia Tapia, que coordenou a mesa, os trabalhos mostraram a diversidade do campo da Saúde Coletiva, conceitos, ideias, escolhas metodológicas e também a interdisciplinaridade com a qual dialoga: educação, saúde, direitos humanos, dentre outros.

Ao encerrar a mesa, a coordenadora comentou que “os trabalhos foram marcantes, todos tem muito significado. Eles trouxeram a ideia de política, universalidade, atravessaram os Direitos Humanos e a pluralidade. Nada partidário e sim humanitário. A leitura diária faz a gente pensar em outras maneiras de se pensar e enxergar o outro”.

Além disso, também ressaltou a importância e atualidade do pensamento de Hannah Arendt: “agora é preciso situar uma analise de como na atualidade, o pensamento de Arendt ainda é tão importante como antes e nos permite pensar no que acontece hoje, e como, apesar de tanto tempo, o pensamento dela permanece tão atual, é preocupante, mas é necessário fazermos essa reflexão”.

Texto por Jackeline Oliveira (Bolsista Lappis)