Notícia

Evento realizado na Universidade de Buenos Aires contou com a presença da líder do Grupo de Pesquisa Lappis

A XIII Jornadas Nacionales de Debate Interdisciplinario en Salud y Población contou com a presença da líder do grupo de pesquisa Lappis, Roseni Pinheiro, nos dias 1 e 2 de agosto.O evento aconteceu na Universidad de Buenos Aires Santiago del Estero (UBA), no Instituto de Investigaciones Gino Germani Facultad de Ciencias Sociales.

O tema do evento, que ocorreu nos dias 1,2 e 3 de agosto, foi “Pesquisa sobre Intervenção em Saúde: demandas históricas, direitos pendentes e desigualdades emergentes”. O Debate Interdisciplinar em Saúde e População é o acontecimento mais importante organizado pela Área de Saúde e População do Instituto de Pesquisa Gino Germani da Faculdade de Ciências Sociais da UBA e já faz parte do calendário do Laboratório.

Eles reúnem cerca de 300 pesquisadores e profissionais da área de Ciências Sociais e Saúde no país e na América Latina, em oficinas, workshops, conferências e outras atividades acadêmicas desde 2004. Este ano, o evento reuniu estudantes de diversas universidades do Mercosul.

Veja as atividades no qual a líder do Lappis participou

No primeiro dia do evento, quarta-feira, das 14h30min às 16h30min da tarde, a líder do Lappis foi uma das debatedoras da Mesa Redonda que teve como tema “Investigación, gestión e intervención en salud: potencialidades y desafíos para un abordaje integral”. Esta Mesa Redonda teve o objetivo de trabalhar as perspectivas metodológicas participativas.

Já no segundo dia, realizado na quinta-feira das 9h horas da manhã até 13h da tarde, com o tema “Formación y condiciones de trabajo en salud”, que era voltado para a formação de profissionais de saúde, Roseni foi convidada para ser a comentarista da Mesa 4.

A líder do Lappis fala com entusiasmo da sua participação, “Foram duas mesas que já trabalhavam na perspectiva de projetos em andamento com um acúmulo bastante significativo, não só pelo lado quantitativo, mas sim qualitativa no ponto de vista em trazer uma troca de lições aprendidas e aperfeiçoando metodologias e conceitos”, conta.

Além de ter sido uma viagem que deu para pensar na trajetória do trabalho dos pesquisadores e os temas que foram surgindo, Roseni conta como o Debate foi notável.

“O que foi mais marcante para mim é como o tema do Cuidado foi apropriado de uma forma bastante consistente com os trabalhos que nós realizamos na Saúde Coletiva no Brasil e o quanto que eles acrescentaram mais perspectivas dialógicas do plano da epistemologia, mas também da própria interação com o serviço de saúde da Argentina, mais precisamente em Buenos Aires”, finaliza.