XIII Seminário Clipping

Debate da Atenção Primária marca abertura oficial do XII Seminário de Integralidade na Saúde

Por: Jaqueline Siqueira
Fonte: Ascom Sisma  Discutir a saúde de forma integral, a construção social da demanda por cuidado, saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde, o trabalho em equipe e os espaços de controle social, dentre outros assunto com este objetivo foi aberto da manhã de hoje (14), o XII Seminário de Integralidade na Saúde.

 

A abertura oficial do seminário contou com a mesa redonda proposta pelo seminário realizada nesta manhã com debates sobre o tema: O Cuidado na Atenção Primária e nas Redes de Atenção a Saúde, contou com a coordenação do médico, doutor em Saúde Pública, Aluisio Gomes da Silva Junior, do Instituto de Saúde da Comunidade, e exposição feita por: Eduardo Silva, representante da Atenção Básica do Ministério da Saúde, do médico sanitarista e mestre em Saúde Coletiva Jurandi Frutuoso, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do médico de Família e Comunidade Paulo Poli, da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, do Prof. Dr João Henrique Scatena do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT e da Sra. Kátia Damascena da Silva, vice presidente da ONG Corações Amigos.

Para a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma) Alzita Ormond o evento é de grande relevância visto que oportuniza o debate amplo, com os diversos atores que fazem com que a Saúde seja executada. “Em Mato Grosso, é claro e constante o subfinanciamento da saúde explicitados nos gráficos apresentados pelo Dr João Scatena. Isso só evidencia mais a prática feita pelo Governo. As despesas com a saúde são elevadas, e crescentes”, afirma Ormond.

Alzita ressalta ainda a fala da presidente da Ong Corações amigos “ela [ Katia Damasceno] fez uma bela explanação, como usuária dos serviços de saúde de alta complexidade, vivendo com o vírus do HIV a 16 anos e percebe que os serviços prestados no Complexo Cermac foram sucateados. Nos sentimos em parte contemplados neste desabafo, e estamos na luta, não aceitamos o sucateamento dos serviços públicos de saúde”, finaliza.

ATIVIDADES: O seminário conta com atividades desenvolvidas em três ambientes, na Universidade Federal de Mato Grosso, Escola de Saúde Pública e Hotel Fazenda Mato Grosso. A proposta é unir os diferentes nichos acadêmicos, tecnológicos, atores políticos e profissionais envolvidos com a saúde coletiva, em uma troca de experiências que busca, entre outros benefícios, a humanização no atendimento; a integração entre ensino, pesquisa e extensão; e a divulgação de práticas inovadoras relacionadas à organização e atuação das instituições de saúde.

Entre os temas a ser abordados estão a gestão democrática e humanização do cuidado, trabalho em equipe e educação permanente para o Sistema Único de Saúde, atenção domiciliar em saúde, planejamento em saúde para gestores municipais, usuários e trabalhadores da área da saúde pública.

Ao longo do seminário também será montada a tenda Paulo Freire, organizada por diferentes entidades e que vai abordar as práticas populares do cuidado à saúde. A tenda trará atividades como espaço de rodas de diálogos, troca de saberes e experiências, apresentações culturais, salas de cuidado com aplicações de Reik, massagens, benzimentos, feira popular, chás, corredor do cuidado, tudo com muito aconchego.

O Seminário é realizado pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), do Instituto de Medicina Social, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva, da UFMT, a Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso e a Articulação Nacional de Educação Popular e Saúde.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*