Seminário 25 Anos

SEMINÁRIO 25 ANOS DO DIREITO À SAÚDE – Curso Internacional

LOGO_Direito_25-anos

 

O Curso Internacional Direito, sociedade e saúde – A interdisciplinaridade pela saúde coletiva!, organizado pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), será realizado no dia 25 de setembro de 2013, das 9h às 18h30, no auditório do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como parte das atividades do Seminário 25 anos do Direito à Saúde, que acontece em 26 e 27 de setembro de 2013, no mesmo local.

O objetivo do curso é, em linhas gerais, capacitar profissionais da saúde, do direito, movimentos sociais, estudantes e professores/as acerca da efetivação do direito à saúde como uma questão de cidadania, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e participativa, com foco especial na integralidade.

Entre os temas a serem abordados durante o Curso Internacional Direito, sociedade e saúde – A interdisciplinaridade pela saúde coletiva! estão: construção social do direito à saúde; participação e saúde; instituições jurídicas, saúde e integralidade; e desafios para o direito à saúde. O corpo docente será composto pelos/as seguintes professores/as:

• Mauro Serapioni (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) – Licenciado em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Bolonha, Mestrado em Gestão dos Sistemas Locais de Saúde pelo Instituto Superior de Saúde (Roma), Doutorado em Sociologia pela Universidade de Barcelona.

• Roseni Pinheiro (Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) – Professora adjunta do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Lappis; Pós-Doutora em Direito pelo Núcleo de Direitos Humanos da PUC-RIO em parceria com Università degli Studi del Piemonte Orientale Amedeo Avogadro (UNIPMN, Itália); Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2000.

• Felipe Dutra Asensi (Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas) – Pós-Doutorando em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FD/UERJ) em andamento. Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Advogado formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cientista Social formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Em função da procura, as inscrições estão encerradas e, ao todo, serão oferecidas 30 vagas. Para mais informações, consulte o edital do curso, disponível no site do Lappis. Ou entre em contato pelo telefone (21) 2567-7086 ou e-mail lappis@lappis.org.br.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*