Notícias - XV Seminário

Coordenadores da BVS Integralidade se reúnem no Pré Seminário

2 minicongresso BVS integralidade m

Um grupo de profissionais da área de bibliotecas associadas ao Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde – Lappis se reuniu no dia 19 de maio para discutir planos de trabalho da BVS Integralidade, a Biblioteca Virtual de Saúde específica da área. Essa foi a atividade do pré XV Seminário, realizado na Rede Sirius de Bibliotecas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Estiveram presentes no 2o Mini Congresso da BVS Integralidade em Saúde representantes da Fiocruz e das bibliotecas da UERJ, incluindo a do Instituto de Medicina Social – IMS, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS e do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte. A coordenadora da BVS Fiocruz, Luciana Danielli, considerou a reunião muito produtiva: “a gente diversificou o plano de trabalho para além do treinamento e fez definições com o comitê executivo para alguns projetos no segundo semestre”. O planejamento prevê a criação de um projeto de mídia sociais, que começa com uma fan page, e a elaboração de um manual dos descritores locais para oferecer como uma ferramenta de orientação para os participantes do comitê da BVS Integralidade, que visa promover indexação das fontes de informação e facilitar recuperação dos documentos. Algumas ideias já vinham de uma combinação anterior feita na reunião do XIV Projeto Integralidade, em Porto Alegre, em outubro do ano passado e agora se consolidaram.

A criação da fan page da BVS Integralidade tem como responsável Rubens Silva, da biblioteca da Enfermagem da UFRGS. Ele foi escolhido por desenvolver essa expertise há dois anos na biblioteca que coordena, trabalhando com a comunicação com o usuário. A estratégia é interessante pela facilidade de alcançar o usuário nas formas de comunicação que ele usa mais frequentemente, como as mídias sociais, além de servir para a promoção da internacionalização das instituições. “ A gente usa as mídias sociais como um grande instrumento de promoção da informação em saúde. Contar com a BVS Integralidade em ambiente móvel vai facilitar bastante o acesso”, explica ele.

Essa foi a terceira reunião que a coordenadora da biblioteca do Hospital Sofia Feldman, Fabiana Marques, participou. Segundo ela, a orientação visa não só a produção científica do seu local de atuação, mas também de toda a rede, o que leva a estar sempre buscando outras fontes de informação relacionadas à integralidade. Segundo Sandra Infurna, bibliotecária do IMS, a reunião foi muito boa, pois conseguiram avançar em questões que ficaram pendentes em outras reuniões, como alimentar a questão das redes sociais. Para ela, o encontro permite manter uma relação mais próxima com os integrantes do comitê, o que reforça uma continuidade. “Agora é cada um trabalhar no seu pedaço e avançar”, finaliza.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*