Notícia

Convite para conhecer sobre a obra A Condição Humana de Hannah Arendt

A obra que será abordada no I Colóquio Internacional Intersdiciplinar Hannah Arendt é uma entre as mais famosas obras de Hannah Arendt e está completando 60 anos em 2018: A Condição Humana.

Hannah Arendt é filósofa, mas gosta de ser conhecida como cientista social. Nasceu na Alemanha no dia 14 de outubro de 1906. Durante sua convivência na Alemanha, ela passou pelo período da II Guerra Mundial, que estava sob o império do nazismo e por isso, teve que se exilar para os Estados Unidos em 1941. Lá, ela cresceu e anos depois, lecionou nas universidades americanas a disciplina de Filosofia Política.

Essa obra publicada em 1958 é uma teoria criada por Arendt sobre o relato do desenvolvimento histórico da situação da existência humana, desde a Grécia Antiga à Europa Moderna.

Vale a pena ler sobre a obra Condição Humana para conhecer os conceitos que Arendt define como o de vida contemplativa (ou no latim vita activa) que compreende 3 atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação.

O labor é a ação correspondente ao processo biológico do corpo humano que dão definição as necessidades vitais produzidas e introduzidas pelo labor no processo da vida; O trabalho corresponde ao artificialismo da existência humana ao qual não necessariamente está contida no eterno ciclo vital da espécie e a mortalidade não compensada; Já a ação, exerce diretamente entre os homens sem a mediação das coisas ou da matéria e sim, corresponde à condição humana da pluralidade, no contexto em que os homens e não o Homem, vivem na Terra e habitam o mundo.

É certo que todos os aspectos da condição humana têm alguma relação com a política, mas essa pluralidade é especificamente a condição- não apenas a conditio sine qua non, mas a conditio per quam– de toda a vida política.

Hannah Arendt faleceu no dia 04 de dezembro de 1975 em Nova Iorque, nos Estados Unidos,  com a causa mortis por ataque cardíaco.

Para expandir seu conhecimento sobre Hannah Arendt, não deixe de participar do Pré Colóquio nos dias 27 e 28 de novembro na UERJ do campus Maracanã que terá a apresentação de resumos de diversos autores em sessões coordenadas e no Colóquio de 29 a 30 de novembro na PUC Gávea com palestrantes nacionais e internacionais.

Fonte: A CONDIÇÃO HUMANA, HANNAH ARENDT, Posfácio de CELSO LAFER,  Forense Universitária, 2007 .