O projeto “(im)Paciente: Sistema de avaliação da qualidade da assistência dos prestadores de serviços de saúde pela perspectiva do usuário” é uma realização de parceria da desenvolvedora Webbers & Schoüz’s Health Solutions com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o LAPPIS/IMS/UERJ, sob coordenação adjunta de Roseni Pinheiro.
Esse projeto que tem como orientador o professor Aluísio Gomes e pesquisadora Roseni Pinheiro, líder do grupo de pesquisa Lappis, é uma plataforma web destinada a avaliação dos serviços de saúde baseada na vivência do usuário e que sirva de aporte para escolha dos serviços por parte dos beneficiários de planos de saúde de todo o Brasil. Inspira-se nos conceitos-chave do cuidado integral em saúde, que consiste em uma prática que assegura o acesso, a qualidade da assistência e o controle dos gastos assistenciais.
Aluísio fala como foi feito a proposta do projeto, “A proposta foi feita por um mestrando de Saúde Coletiva, Ricardo Heber Pinto Lima, como uma possível ferramenta para viabilizar processos de avaliação centrados nos usuários de serviços de saúde em larga escala, utilizando a internet”.
Ele também conta como o projeto impactou em sua vida,“Para mim, foi um desafio adaptar reflexões e metodologias de avaliação amistosas à integralidade às possibilidades do mundo virtual com seus web sites, foros e aplicativos. Têm sido um bom aprendizado e uma fonte de provocações científicas”.
O objetivo da plataforma web
O canal busca solucionar problemas crônicos enfrentados pelos usuários e pela gestão da rede de prestadores de serviços de saúde, que incluem gastos desnecessários, fragmentação e descontinuidade das linhas de cuidado, os quais as formas tradicionais de avaliação têm sido insuficientes para solucionar.
“O projeto possibilita dar voz aos usuários na avaliação de serviços de saúde numa perspectiva diferente das avaliações de satisfação e a discussão entre eles, estimulados por temas da integralidade, permite a construção de novos valores de julgamento na qualidade daqueles serviços. É possível pensar juntos: gestão, trabalhadores e usuários, no aperfeiçoamento dos serviços oferecidos”, menciona o coordenador do projeto.
Propõe uma avaliação centrada no usuário, em que não há nenhuma interferência de outros atores, estimulando a reflexão, a análise situacional e contextual, o que permite a autonomia dos usuários em suas tomadas de decisão, bem como aumenta sua participação no processo de assistência à saúde.
A plataforma viabiliza relatos de experiência e avaliações, que são importantes espaços públicos através dos quais os pacientes têm possibilidade de realizar juízos de valor sobre os serviços de saúde utilizados.
Seu caráter formativo, pelo estímulo à reflexão e à análise situacional da assistência prestada, pode, ainda, prover o usuário de conhecimento e de autonomia para tomada de decisões, fomentando sua participação social e o diálogo entre os pacientes e entre pacientes e prestadores de serviço, corroborando para maior consciência sanitária e o direito à saúde.
O portal do (im)Paciente também disponibiliza um blog, com espaço para prover o paciente de conceitos e informações. Trata-se de um espaço para reflexão e para indução de um pensamento crítico por parte do paciente no momento da avaliação.
Os resultados alcançados a partir do projeto
Aluísio conta quais foram os resultados que o projeto gerou, “O projeto permitiu-nos aprofundar na discussão de avaliação centrada nos usuários, levantando conceitos e experiências internacionais disto. Gerou também um protótipo para ser empregado como instrumento na regulação dos serviços privados feita pela ANS em parceria com a OPAS. O teste foi bastante promissor levando-nos a pensar alternativas para todo o setor saúde. Este é o estágio atual deste projeto”.
A possibilidade de análise de discursos através de assuntos mais frequentes e relevantes mapeados por palavras-chave e associações entre palavras-chave, esse foi o aspecto considerável apresentado pela ferramenta. Esta funcionalidade permite que sejam colocados à luz critérios e parâmetros de qualidade não antes pensados.
Assim, é possível acompanhar a variação destes critérios em relação aos usuários, prestadores, lugar e tempo.
Já o blog caracteriza-se como um espaço formativo, disponibilizando informações e atualizações aos usuários, potencializando, portanto, as avaliações por eles feitas.
Acesse a plataforma web aqui.