CDGSUS RIO DE JANEIRO

CDG-SUS tem encerramento em municípios do Rio

CDG_SUS_VALENCA.JPGO Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS), organizado pelo Lappis e pelo Cepesc, segue fortalecendo a relação entre as instituições de ensino e pesquisa e a gestão do SUS nos municípios. Entre 27 de fevereiro e 16 de março, foi a vez de Barra do Piraí e Valença receberem as oficinas de capacitação de tutores com o objetivo de produzir uma agenda de educação permanente a ser assumida pelos municípios.
 
Ao final do curso, os secretários de saúde dos dois municípios assinaram um termo de compromisso com a agenda  elaborada pelos alunos. “Esse documento revela, por um lado, as expectativas e ansiedade dos participantes quanto ao futuro; por outro, esperança e comprometimento na construção de um SUS melhor”, acredita Ana Auler, pesquisadora do Lappis e coordenadora do CDG-SUS nesses municípios, contente com o entusiasmo dos participantes.
 
CDG-SUS BARRA DO PIRAI_1.JPGEliane Aparecida Leal, do Conselho Municipal de Saúde de Barra do Piraí, foi uma das participantes do CDG-SUS. Como representante dos usuários, ela saiu animada com os resultados. "Considero que a agenda elaborada de forma participativa reflete a real necessidade dos profissionais e dos usuários, pois foi desenvolvida a partir das entrevistas e vai contribuir realmente para o fortalecimento do SUS no município", conta Eliane. Para Ana Auler, isso confirma o acerto da metodologia que vem sendo utilizada.
 
No encerramento do curso em Valença, último dia 16, além dos alunos, estiveram presentes o secretário municipal de saúde de Valença, Thiago José Gomes Faria, o vereador José Reinaldo Alves Bastos e o controlador geral de Barra do Piraí, Glauco Lopes, representando a Secretaria de Saúde do município.
 
No bojo desse curso, foi oferecido um módulo sobre participação e decisão para os conselheiros municipais de saúde de Piraí, que teve a condução do Hospital Sofia Feldman, primeira Incubadora de Integralidade do Lappis. Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis, antecipa que, até julho, mais 25 conselheiros de Volta Redonda farão esse módulo. “Trata-se de mais uma experienciação na luta pelo SUS e o direito à saúde”, acrescenta Roseni. 
 
 
Uma agenda para o Rio
 
CDG_SUS_BARRA_MANSA_E_RIO_CLARO_1.JPGEm Barra Mansa e Rio Claro, o encerramento do CDG-SUS no último dia 23 também aconteceu em grande estilo com um vídeo produzido pelos participantes sobre o processo de aprendizagem das oficinas. Participaram do encerramentoo secretário municipal de Saúde de Barra Mansa, Wilton Neri Pereira, e a presidente da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, Stella Reis Machado. Para Aluísio Gomes da Silva Júnior, pesquisador de Lappis e professor do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), o curso vem funcionando em todos os lugares em que é realizado como um fator de estímulo para todos os envolvidos: gestores, conselheiros, trabalhadores e pesquisadores em saúde.
 
A agenda do CDG-SUS no Rio de Janeiro prossegue em Itatiaia, entre os dias 9 e 13 de abril. Na mesma época, acontece em Rio Branco, no Acre, mais um módulo do curso. O CDG-SUS teve início em Mato Grosso, elaborado pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde da UFMT, com assessoria do Grupo Lappis. Com financiamento do Ministério da Saúde, os cursos têm parceria com o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde, o Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, o Instituto de Medicina Social da UERJ,  o Instituto de Saúde da Comunidade da UFF e as Secretarias Municipais de Saúde.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*